Compartilhar share

Projeto do Parque no Morro é readequado

Publicado em 28/01/2021 às 15:35 - Atualizado em 28/01/2021 às 15:35

A coordenadora de Turismo e Cultura da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), Helen Becker, o secretário de Planejamento do município de Araranguá  Emerson Almeida, e a arquiteta Angélica Arcaro, estiveram na Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna (SC), com o objetivo de conhecer os requisitos conforme preconizado na Lei número 6.421/1977 e Normas da Autoridade Marítima para auxílios à navegação (NORMAM) 17/DHN,  para o estudo de viabilidade, ou anteprojeto, de um Parque Ecológico no Farol do Morro dos Conventos. O projeto foi contemplado no final do ano de 2020 com recurso estadual, após uma visita técnica da Diretoria da Santur (Agência de Desenvolvimento de Turismo de Santa Catarina), a convite da AMESC, no município de Turvo.  

Conforme orientação do Capitão de Corveta senhor Delegado James Batista, o anteprojeto apresentado interfere diretamente através do seu ilumino-técnico, na navegação e que o mesmo causa interferência nas características do Farol, que possui grande importância. Sendo necessária a alteração, a Marinha do Brasil solicitou um novo projeto com respectivas dimensões, incluindo as cotas das alturas e iluminações para análise, e lamentou ter tomado conhecimento por meio de imprensa, e não haver sido consultada pelo responsável pelo projeto na pasta do turismo na gestão anterior 2017-2020.

A arquiteta explanou que ficou surpresa ao verificar seu anteprojeto sem sua consulta nos meios de comunicação, e se colocou à disposição da administração para alterações necessárias. O secretário de Planejamento Emerson Almeida, sugeriu uma revitalização no Farol, sem retirar suas características originais, e adiantou ao Delegado que estará discutindo com o prefeito um novo projeto que venha de encontro com o modal de turismo sustentável. A coordenadora de Turismo e Cultura, Helen Becker, complementou com a ideia de implementar o mirante do Farol dentro das Rotas Cênicas, projeto de grande visibilidade turística que agrega serra e mar, sendo a região Caminho dos Canyons indutora do projeto-piloto padrão no Estado.

Renata Tonetto Angeloni

Assessoria de comunicação AMESC

imprensa@amesc.com.br


publish