Compartilhe
Turvo

Tornado destrói residências em Turvo

Publicado em 09/03/2009 às 00:00 - Atualizado em 08/09/2016 às 14:33

Correio do Sul

 

Um levantamento preliminar da prefeitura apontava mais de 50 residências atingidas, algumas completamente destruídas após o tornado que atingiu a região de Boa Vistinha, Itoupava II e Poço da Lontra, em Turvo. Em outras, parte da casa ou apenas o telhado foi afetado. Dois aviários também foram danificados e a população do município, assim como os demais atendidos pela Cersul, ficaram sem energia elétrica devido a queda de dois postes próximos a subestação. Na rede normal, pelo menos outros 30 postes caíram.

 


De acordo com os moradores, o vento chegou em forma de um único tornado, que depois teria se dividido em dois. A tormenta não teria durado nem cinco minutos, mas foi o suficiente para deixar as famílias em pânico. Até a noite, secretários e assessores da prefeitura percorriam as comunidades junto ao prefeito verificando a situação e oferecendo ajuda. A Cersul tentava retornar o fornecimento do centro da cidade através do uso da subestação de Ermo. Até o fechamento da edição, porém, toda a região continuava no escuro.

 


Para piorar a situação, a Defesa Civil Estadual está alertando para chuvas intensas e contínuas entre hoje e quarta-feira, com risco de alagamento no litoral. Até amanhã, de acordo com a Epagri/Ciram, a umidade vinda do oceano aumentará por causa de ventos predominantes de Leste, fenômeno conhecido como Lestada. Com isso, a previsão é de tempo fechado, com chuva no Leste do Estado, de forma mais persistente no litoral, com intensidade moderada a forte e rajadas de vento.

 



Medidas

 



Para evitar prejuízos e destruição, a Defesa Civil alerta à população sobre alguns cuidados que as pessoas devem ter em época de chuvas e ventos fortes. São eles: durante as tempestades, ficar em casa, só sair em caso de necessidade absoluta; dentro da residência, permaneça distante de portas e janelas, não use aparelhos como ferro de passar, secador de cabelo, televisores ou telefone. A Defesa pede ainda que mantenham esses aparelhos desconectados das tomadas e da antena externa; usar o telefone só em caso de emergência, pois os raios podem alcançar a linha telefônica aérea; na rua, procure abrigo em edifícios ou estruturas "não metálicas"; se caso estiver no carro, e começar a cair raios, permaneça dentro dele, pois os automóveis oferecem uma excelente proteção contra raios; não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, encanamentos metálicos, torres ou redes elétricas; não ficar dentro d´água durante as tempestades; tentar manter-se longe das árvores isoladas e por fim antes de prosseguir o caminho, caso esteja na rua, certifique-se de que a tempestade passou completamente.


Galeria de Imagens

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Av. XV de Novembro, 911, Centro Cívico , Araranguá - SC
CEP: 88905-112