A sede da Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), foi palco da Conferência Intermunicipal de Cultura da AMESC. Este evento histórico viu a participação ativa de representantes dos 15 municípios associados, incluindo gestores culturais, membros de conselhos municipais de cultura e diversos atores do cenário cultural regional no dia 26 de outubro de 2023.
Precedendo este encontro, as cidades de Praia Grande e Araranguá já haviam conduzido suas conferências municipais. No entanto, a conferência da AMESC ampliou o diálogo para os 13 municípios restantes, estabelecendo grupos de trabalho dedicados aos eixos temáticos propostos.
O clima de cooperação e diálogo permeou o evento, onde foram discutidas e formuladas propostas relevantes aos âmbitos municipal, estadual e federal, no contexto dos temas culturais abordados. Após a apresentação das propostas, a sessão de debates foi mediada por Rodrigo Rosa, da Federação Catarinense de Cultura, proporcionando uma rica troca de ideias e experiências entre os presentes.
O coordenador de Cultura da AMESC, Jorge Scandolara Junior, expressou sua satisfação com o evento: “Esta conferência é um marco importante para a cultura da nossa região, criando um fórum de discussão e ação colaborativa entre os municípios. Estou otimista com o que podemos alcançar juntos daqui para frente”.
No decorrer do evento, também foi dada a palavra ao presidente do Colegiado de Cultura, secretário de Cultura de Praia Grande, Kauê Bellettini, que destacou a importância da próxima etapa estadual e da unidade formada pelo Colegiado de Cultura da AMESC. “A união e o engajamento demonstrados aqui são um prelúdio promissor para as futuras etapas. Estamos construindo uma base sólida para a cultura em nosso estado”, afirmou Bellettini.
Como resultado das deliberações, foram eleitos em plenária os delegados que representarão a região na próxima etapa: 1. Fernanda Borges Raupp (Sombrio), 2. Kauê Mateus Bellettini (Praia Grande) e 3. Thales Moreira Thiesen (Araranguá). Eles agora terão a responsabilidade de levar adiante as propostas e discussões da conferência, contribuindo para o fortalecimento e desenvolvimento cultural do Extremo Sul Catarinense.
A Conferência Intermunicipal de Cultura da AMESC não só demonstrou a unidade e o comprometimento dos municípios envolvidos, mas também pavimentou o caminho para uma cooperação frutífera e contínua no âmbito cultural, visando o crescimento e a promoção da diversidade cultural da região.