A Região da AMESC, devido a sua posição geográfica, com diversificação de relevo, solo e aspectos climáticos, apresenta uma cobertura vegetal variada.


Segundo Klein 1978, podemos distinguir quatro formações vegetais distintas: Vegetação Litorânea, Floresta Tropical de Planície, Floresta Topical de Encosta e Floreta Nebular. No entanto, a ação do homem sobre estas formações vegetais originais, através da exploração de madeira, implantação de cultivos (culturas cíclicas ou permanentes), descaracterizaram essas coberturas vegetais, retando poucos remanescentes, que devem ser preservados. As formações vegetais mais atingidas pela ação antrópica faram as Florestas Tropicais de Planície e de Encosta, as quais vem sendo exploradas como recurso energético desde os colonizados aos dias atuais.


A área mais preservada compreende os contra-fortes da Serra Geral, onde ocorre a floresta nebular.


A Vegetação Litorânea, é predominantemente herbácea e arbustiva, abrangendo agrupamentos e associações vegetais diretamente realacionados ao mar. Em nossa região temos como Vegetação Litorânea os vegetais típicos de dunas, paleodunas e restingas.


As florestas tropicais de Planície ou Encosta, também denominadas de Floresta Ombrófila Densa ou Mata Atlântica, ocupam a maior extenção da região, indo desde o complexo fagimar, próximo ao litoral, até os Aparados da Serra Geral. Formada por densas comunidades arbóreas, com grandes árvores (30 – 35 metros), entremeadas por diversos estratos, constituídos por árvores, árvoretas e arbustos.


Vegetação Nebular ocorre ao longo dos Aparados ou Contrafortes da Serra Geral, segundo Klein (1978) é assim denominada pelo fato de estar frequentemente encoberta de neblina, formada pelas correntes eólicas quentes, úmidas e ascendentes da Costa Atlântica, que a proporção que nem subindo esfriam condensado e aumentando a umidade. Este tipo de vegetação é constituído por matinha baixa e densa, formada por árvores mediana e tortuosas, cujos galhos e troncos são cobertos de musgos.



Fonte: Mapa Fitogeográfico de Santa Catarina – KEIN, 1978 / PBDEE-AMESC