As principais unidades de relevo existentes na região do Extremo Sul Catarinense são:

Terraço fluvial: Área plana, levemente inclinada em direção ao rio. Esta geomorfologia é encontrada próximo aos principais rios da região, como: Rio Araranguá, Manuel Alvez, amola faca, Mampituba, Canoas e outros.

Planícies litorâneas: Corresponde a uma larga faixa situada na porção Leste da região, paralela ao litoral, onde existe extensas praias arenosas, dunas e lagoas.

Planície culúvio – Aluvionar: Corresponde à superfície plana, levemente rampeada a leste, posiciona-se entre as Planícies litorâneas e os Patamares da Serra Geral, adentrando pelos vales dissecados. Estas áreas resultam da convergência de leques aluvionares, cones de dejeção ou da concentração de depósitos de enxurradas nas partes mais baixas.

Patamares da Serra Geral: Unidade geomorfológica típica do sul do estado. No extremo sul os Patamares da Serra Geral ocupam de forma descontinua a porção Oeste. Está associada a dissecação da rede de drenagem, onde os patamares representam testemunhos do recuo da Serra Geral. As formas do relevo apresentam-se alongadas, avançando sobre as planícies. São comuns também os morros isolados, testemunhos do recuo da linha de escarpa.

Serra Geral: Esta unidade geomorfológica constitui-se de um modo geral, nos terminais escarpados abruptos do planalto dos campos gerais, com desníveis acentuados de até 1.000m. A direção geral deste escarpamento e N-S na porção Oeste da região, as formas de relevo bastante abruptas apresentam vales com profundidades superior a 500m, formando verdadeiros canyons, sendo os de maior profundidade e extensão os canyons da fortaleza em Jacinto Machado e o Itaimbezinho em Praia Grande.

 

Fonte: Atlas de Santa Catarina – GAPLAN, 1986 / PBDEE-AMESC