O Governo Federal, através da Resolução nº 5 de 03 de março de 1969, criou a comissão nacional de planejamento e normas estatística-CONPLANE, tornando obrigatório a adoção do sistema estatístico nacional, das grandes regiões e micro-regiões homogêneas.

O nosso Estado, a exemplo nacional, adotou o sistema através, do Decreto de nº 844 de 28 de setembro de 1971, que dispunha sobre recursos para a regionalização das atividades de administração estadual, com o planejamento e o desenvolvimento. A partir daí, o Estado foi dividido, inicialmente, em 13 unidades polarizadas, posteriormente, este número foi aumentado.

A região do extremo sul catarinense foi criada em 27 de setembro de 1978, através do Decreto Estadual nº 5.811, com sede na cidade de Araranguá, a 15ª Região do Extremo Sul de Santa Catarina, desmembrada da região sul de Santa Catarina. Com o desmembramento foram criadas a Associação dos Municípios da Região Carbonífera(AMREC) e a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense(AMESC).

A Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinese-AMESC, foi fundada em 05 de setembro de 1979, composta, inicialmente, de nove municípios: Araranguá(sede), Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Praia Grande, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo. Atualmente, 15 municípios fazem parte da Associação, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Morro Grande, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul, foram os novos filiados.

Fonte: PBDEE-AMESC