A AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) se fez presente na 10ª edição do Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, realizado em Ibirama. Após ter sido cancelado em 2020 e 2021 em razão da pandemia da Covid-19, o encontro teve mais de 120 municípios inscritos e 250 participantes.
A coordenadora de Cultura e Turismo da AMESC, Helen Becker, descreve que os representantes do extremo sul foram: o diretor de Cultura de Passo de Torres Jaime Batista; o secretário de Cultura de Praia Grande Kauê Bellettini; a diretora de Cultura e Turismo de Santa Rosa do Sul Marcia Fernanda da Rosa; a gerente de Cultura de Sombrio Rosangela Margutti Garcia; o diretor de Cultura de Ermo Renan Fávaro e a diretora de Cultura de Araranguá Micheline Vargas.
Foram três dias aprofundando-se em temas como diversidade cultural e gestão da cultura na pandemia, com foco nos aprendizados adquiridos. Os participantes puderam escolher entre seis oficinas específicas: Gestão de Acervo e Educação Patrimonial, Planejamento Estratégico e Ações Culturais, Práticas Administrativas (nova lei de licitações), Gestão de Linguagens Artísticas (Conselhos municipais), Cultura como Matriz Econômica e Transversalidade da cultura.
Helen observa que cada gestor pôde se especializar na oficina que mais havia interesse ao seu município. “A AMESC vive um momento gratificante de valorização da cultura e não podia ficar de fora desta ação positiva para as políticas públicas regionais. Agradeço ao Colegiado de Cultura que se dividiu para participar do Fórum, e também estar presente na AgriMeleiro, neste mesmo período”.
Helen destaca que no Fórum foi escrita a Carta de Ibirama e que através da FECAM chegará a todos os municípios, quais são as lutas e reivindicações do setor cultural.
Na assembleia geral, dentre as inscritas, foi sorteado o município de Lages para sediar o próximo Fórum em 2023.
O presidente do Colegiado de Cultura da AMESC e membro do Comitê Gestor do CONGESC, secretário de Cultura de Praia Grande, Kauê Bellettini, pontua a importância da capacitação dos Gestores de Cultura, visto que grande parte são novos gestores. O presidente mobilizará na próxima assembleia aos colegas para que todas as diretorias e secretarias andem juntas em um grande projeto regional levando em consideração que todos os municípios tenham Gestores de cultura e principalmente o CPF (Conselho de Cultura, Plano e Fundo) da cultura em dia.
O presidente da AMESC, Prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava, parabeniza a comitiva que representou a região no evento e que compartilhará as experiências com os demais.
O FÓRUM
Realizado em Ibirama, o encontro aconteceu nos dias 11,12 e 13 de maio e oportunizou debates das políticas públicas do setor cultural e o diálogo entre a Secretaria Especial de Cultura, o Governo do Estado e as prefeituras para fortalecerem as ações de programas já existentes e abrir caminhos para futuras parcerias. O encontro é da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) por meio do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura (CONGESC) em parceria com a Prefeitura de Ibirama.
Entre as atividades do encontro houve a palestra de Ana Clarissa Fernandes de Souza, consultora da Municipa, que teve como tema a gestão cultural na pandemia (aprendizados), fazendo um resumo das boas práticas que foram utilizadas durante a pandemia e garantindo a fruição do setor cultural em vários municípios brasileiros. Ana Clarissa também orientou aos gestores de cultura em relação às prestações de contas da Lei Aldir Blanc, entre outros temas relevantes no setor.