O 1º Seminário Regional de Enfrentamento a Violência Contra Mulher da AMESC foi realizado nesta quinta-feira (06), promovido pelas esposas de prefeito e vice da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense.
A Associação dos Municípios do extremo Sul Catarinense (AMESC) enquanto órgão representativo dos 15 municípios da região, entidade que atua nas políticas públicas, através dos Colegiados Regionais e Grupo de Trabalhos, realizou o primeiro seminário regional, idealizado pelo grupo das esposas de prefeitos e esposas de vice-prefeitos, coordenado pela Assessoria em Políticas Públicas da AMESC. Contou com a participação da desembargadora Salete Silva Sommariva, titular da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça, que realizou a palestra no período matutino.
Na parte da tarde, a roda de conversa contou com a presença da delegada Eliane Márcia Chaves, da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Araranguá, e a policial civil da DPCAMI, Marcia Cristiane Nunes Scarduelli. Também participaram pela Polícia Militar, através do projeto Rede Catarina, os policiais Rafaela Colares e Marcos Dal Pont. Pelo projeto OAB por Elas, participaram as advogadas Luiza Alano De Almeida e Keilla Elias De Souza. Também compôs a roda de conversa a prefeita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha.
O objetivo do grupo de mulheres em trazer o tema para reflexão foi porque a violência contra as mulheres continua presente em nossa sociedade e tem avançado de forma assustadora. Não escolhe classe social, atinge mulheres de todos os níveis e tem como agressores homens que mascaram sua identidade, que aparentam ser uma pessoa tranquila e dedicada ao lar.
O evento teve a apresentação teatral “Quem vai casar com a dona Baratinha”, realizada por profissionais da assistência social e da educação de Balneário Arroio do Silva.