Após 11 anos, a Copa AMESC de Seleções Municipais retorna. O retorno será neste domingo, dia 23 de outubro. A 12ª edição inicia com 12 jogos em seis estádios. Disputam a categoria livre e sub-18.
Entram em campo no estádio Elizeu Manenti, em Turvo, Turvo e Passo de Torres. No estádio Albino Zanatta, em Jacinto Machado, disputam Jacinto Machado e Araranguá. No estádio Ézio Pelegrino, de Meleiro, jogam Meleiro x São João do Sul. No complexo esportivo Frederico Mezzari de Morro Grande o jogo é Morro Grande e Sombrio. No estádio João Silva, em Sombrio, entram em campo Ermo e Maracajá. No estádio de Sapiranga, de Meleiro, o jogo é por conta de Timbé do Sul e Santa Rosa do Sul. Em todos os estádios a partir das 14 horas ocorre a disputa de sub-18 e logo após entram em campos os representantes municipais da categoria livre. Apenas no jogo entre Morro Grande Sombrio não há disputa pela sub-18, pois Morro Grande não possui equipe.
Para o presidente da AMESC (Associação dos Munícipios do Extremo Sul Catarinense), prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava, é muito emocionante ver o retorno da competição que envolve todos os municípios. “Parabéns pelo engajamento de nosso Colegiado de Esporte em valorizar o esporte regional”.
A coordenação da competição é da Liga Atlética do Vale do Mampituba (LAVM). Segundo o presidente, Juliano Alves, desde a flexibilização da pandemia foi lançada a ideia e repercutiu. “Há uma grande expectativa desta disputa regional e que somos unidos. JERV foi um sucesso e agora as atenções se voltam para a Copa”.
A primeira Copa AMESC foi realizada em 1966 e foi vencida por Santa Rosa do Sul, tanto pela categoria livre, quanto aspirante. O campeão da última competição em 2011, foi Araranguá e o vice-campeão foi Ermo, do livre. E no sub-18 São João Do Sul foi o campeão e o vice ficou para Balneário Arroio Do Silva.
Entre os dias 7 e 16 de outubro também retornou o JERVA, que após a pandemia retornou com a competição escolar do extremo sul catarinense.