O Colegiado de Educação da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense já iniciou o planejamento do próximo ano letivo. Entre as ações propostas está trabalhar sobre educação inclusiva.
O Colegiado de Educação prestou homenagem a ex-secretária de Educação de Sombrio, Graziela Caetano da Rosa Schwartzhaupt, pelos quatro anos de serviços prestados na diretoria do colegiado e aos municípios.
Na oportunidade, a Unesc apresentou a proposta de uma roda de conversa sobre autismo, com a participação das políticas públicas (educação-saúde-assistência social). Ainda sobre uma capacitação de 20 horas aos profissionais da educação interessados, bem como uma pós-graduação sobre o tema.
A associação atenta as mudanças no retorno de ICMS, convidou ao responsável pelo Movimento Econômico da AMESC, Ailson Piva, para dialogar sobre o tema. “Com a inclusão da qualidade da educação no retorno do ICMS aos municípios, fomos entender como está a situação atual no extremo sul frente aos demais municípios e apresentar a preocupação diante das mudanças e diminuição na arrecadação dos impostos. Juntos podemos trabalhar com foco no aumento dos índices”.
A assessora em Políticas Públicas da AMESC, Rosângela Paulino Alexandrino, reforça a importância de discutir sobre autismo com as políticas públicas dos 15 municípios, que é a rede de atendimento de crianças e adolescentes autistas.
A presidente do Colegiado de Educação, secretária de Morro Grande, Aline Coral, observa que o encontro marcou o encerramento dos trabalhos em 2022. “Um ano em que os gestores de educação puderam se ajudar mutuamente na resolução das demandas e problemas”, enfatiza.