A AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), através da Assessoria em Políticas Públicas, realizou nesta quarta-feira (15) a primeira reunião do Colegiado Regional de Defesa Civil da AMESC.
O secretário executivo da AMESC, Francisco Diello, agradeceu a presença de todos, e enfatizou sobre a importância do trabalho realizado pela Defesa Civil nos municípios. Reforçou que a mensagem do presidente da associação, prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg Silva da Rosa, de que a AMESC é a casa dos municípios e está a serviço dos municípios, sendo que valoriza o trabalho dos colegiados para fortalecimento de toda a região como um extremo sul catarinense em destaque.
Em reunião com a participação de 12 municípios, foi escolhida a nova diretoria do Colegiado, na qual houve a reeleição do servidor de Santa Rosa do Sul, Higor de Oliveira Pereira.
Em destaque na reunião, a lei de Ajuda Mútua, que segundo a assessora em Políticas Públicas da AMESC, Rosângela Paulino Alexandrino, a primeira ação do colegiado será criar a lei em 14 municípios, pois Santa Rosa do Sul já conta com a lei implantada desde o início da gestão do prefeito Almides.
A Lei Ajuda Mútua estabelece, quando necessário, a ajuda em desastres naturais e tecnológicos. Com a norma, fica autorizado legalmente, por exemplo, o uso de máquinas (retroescavadeira), equipamentos, agentes de Defesa Civil, servidores a qualquer município vizinho que esteja passando por alguma situação de emergência.
Diretoria 2023-2024
– Presidente – Higor de Oliveira Pereira /Sant Rosa do Sul
– Vice-presidente – Alessandro Tavares/ Sombrio
– 1º Secretário – Jonathan Reis/Praia Grande
– 2º Secretário – Evandro Floriano Amandio/Timbé do Sul