O presidente da Amesc 2005-2006, José Milton Scheffer, representando os prefeitos da região, já participou de diversos encontros cujo tema era o Programa de Ordenamento Físico e Territorial, previsto no Projeto Básico Ambiental (PBA), para duplicação da BR-101 – trecho sul, visando disciplinar o sistema viário, além do uso e ocupação do solo dos municípios impactados direta ou indiretamente pela obra.
Em março, durante a Marcha dos Prefeitos a Brasília, em uma audiência no DNIT, o assunto foi resgatado, porém, devido a morosidade e a falta de informação da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc), órgão responsável pela execução dos Planos Diretores, fez com que Scheffer unisse forças com as regiões vizinhas e reivindicasse, junto do então presidente da Amrec, Paulo Hoepers, uma audiência com o governador Luiz Henrique da Silveira.
Em agosto, o encontro com LHS aconteceu, onde o Governador, após ouvir os anseios dos prefeitos, marcou uma reunião em Criciúma, com representantes da Codesc. O diretor da Companhia, José Tadeu Mosmann, esclareceu que os municípios poderiam ficar despreocupados com a elaboração dos planos diretores.
“Depois de vários encontros podemos dizer, satisfeitos, que a empresa vencedora da licitação já está executando os serviços de captação de imagens de satélite, iniciando assim, os trabalhos dos Planos Diretores, previsto no Estatuto das Cidades, os quais devem terminar até outubro de
A supervisão dos trabalhos será da Codesc, que representa o Estado de Santa Catarina e do Instituto Militar de Engenharia (IME), que representa o Governo Federal. Cabe ao município o envolvimento da sociedade civil, para que a mesma possa definir qual o melhor caminho para o futuro da cidade.
Assessoria de Imprensa
Michele Fernandes
Amesc