Prefeitos reunidos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria


Plano Diretor: Quando o assunto é a elaboração do Plano Diretor, o que os prefeitos querem é ser beneficiados coletivamente pelo convênio firmado entre DNIT e Codesc. Após a elaboração das imagens por satélite, o segundo passo é o ordenamento territorial, que será elaborado pela empresa de consultoria contratada. O gerente de Projetos Especiais da Codesc, Alberto Germani Meyer, representou o órgão e ouviu o anseio dos prefeitos. O convênio atual só abrange os municípios situados à margem da BR 101, impactados diretamente pelas obras de duplicação da rodovia federal. Porém, Balneário Arroio do Silva, Ermo e Jacinto Machado, serão beneficiados e com isso os prefeitos exigem que Morro Grande, Timbé do Sul e Praia Grande também entrem na lista para receber o auxílio para a elaboração do Plano Diretor que deve estar concluído até outubro de 2006, sob pena de ficarem impedidos de firmar convênios com o Governo Federal.


Meio Ambiente: Os prefeitos receberam na oportunidade, informações sobre o Conselho de Gestores municipais de Meio Ambiente Cogemma/SC e organização do Colegiado regional do Meio Ambiente. O presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Joinville, Norival Silva, salientou que Santa Catarina é o estado que, proporcionalmente, mais detém áreas verdes do País e onde os órgãos ambientais, como Fatma e Ibama, têm as maiores arrecadações com multas e licenças. A palestra orientou os administradores municipais quanto à responsabilidade que deverei ser passado aos municípios, como protagonistas da Gestão Ambiental, quanto à fiscalização e adequação de normas ambientais, as quais não cabem aos estados e república.


Movimento Econômico: O responsável pelo Movimento Econômico da região, Moacir Mário Rovaris, nome de destaque na Associação, trouxe aos prefeitos o pedido de alerta para que atentem aos tempos em que os municípios estão atravessando. Rovaris apresentou, por intermédio de tabelas, queda na arrecadação do movimento econômico, principalmente no setor agropecuário, tendo em vista o baixo valor da saca de arroz na última safra. Já os setores de industria e comércio teve um crescimento de 5%, maior do que a média do Estado de SC. Como nossa base é agrícola, é notável o sofrimento da região. O cenário preocupa e muitos municípios passarão por sérias dificuldades a partir desse ano. %u201CChegamos no tempo das sete vacas magras. Todo cuidado ainda será pouco%u201D, enfatizou Rovaris.


SAMU: Os prefeitos presentes na reunião itinerante em Santa Rosa do Sul, assinaram um documento que foi encaminhado ao diretor do SAMU de Criciúma, Nehad Nimer, solicitando a vinda de uma UTI Móvel para a região pelo programa do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), promovido pelo Governo Federal em parceria com os Estados e Municípios. Na carta constam as necessidades da região, tendo em vista a distancia de alguns municípios de Criciúma, além da quantidade de acidentes na BR 101.O extremo sul foi uma das poucas regiões do país não contempladas com o serviço, recebendo apenas uma ambulância de suporte básico, igual a muitas das que as prefeituras já possuem. Com essa iniciativa dos prefeitos, o próximo passo é pressionar o Governo para que a região venha ser beneficiada.