Os municípios de Jacinto Machado, São João do Sul, Timbé do Sul e Turvo, que não contavam até então com os trabalhos de uma nutricionista nas suas Secretarias de Educação, receberam uma visita de reconhecimento às escolas, a fim de especificar os assuntos a serem abordados prioritariamente nos encontros realizados com as merendeiras.
As prioridades foram definidas e no final de junho iniciamos os encontros de capacitação nos quatro municípios. Esse deve ser o primeiro módulo de uma série de treinamentos a que as merendeiras devem ser submetidas, explica a nutricionista Cristiane Rosa.
No encontro realizado foram abordadas as questões de inclusão do profissional no seu local de trabalho, da qualidade do serviço, das relações no trabalho e motivação. Em um segundo momento foi discutido a questão da higiene pessoal, ou seja, hábito que o manipulador de alimentos deve manter para garantir a oferta de uma refeição segura.
À medida que esses treinamentos estiverem atingindo seus objetivos, passaremos a elaborar palestras de educação nutricional para os professores, capacitando-os a transmitir esse conhecimento aos seus alunos, diz a profissional.
ASCOM AMESC