Parcela de deputados decepciona prefeitos e vota contra os municípios

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Prefeitos estão frustrados com atuação de alguns deputados federais. Ontem (10/4), a emenda 187 ao projeto de conversação da Medida Provisória 339/06, que regulamenta o Fundeb – foi rejeitada pelos parlamentares.

Caso fosse aprovada, a emenda garantiria recursos no próprio Fundeb para financiar o transporte escolar dos alunos da rede pública. Enquanto a votação acontecia, na sala ao lado do Plenário, prefeitos de cada estado reuniam-se com as bancadas parlamentares de sua região para solicitar apoio dos parlamentares à pauta de reivindicações dos municípios.

 

 

Os 220 prefeitos catarinenses, presentes na X Marcha lotaram a sala de Comissões 2 do Congresso e ouviram dos 16 deputados federais e dos 3 senadores que a bancada apoiaria os pleitos dos municípios, inclusive as emendas ao Fundeb.

 

 

Foram 238 votos contrários à medida. Em Santa Catarina, 11 deputados votaram a favor e 5 contra. Segundo o presidente da Fecam, José Milton Scheffer, prefeito de Sombrio, caso a medida fosse aprovada os municípios brasileiros receberiam 2 bilhões por ano para financiar o transporte escolar.

 

 

Estamos frustrados com os deputados que votaram contra. No discurso eles defendem a causa municipalista e na hora de confirmar o apoio, votam contra os municípios, e conseqüentemente contra a população, neste caso os mais prejudicados serão os estudantes. Hoje os municípios financiam mais de 50% do transporte dos alunos da rede pública estadual, disse Scheffer.

 

Durante o encontro com a bancada parlamentar catarinense, Scheffer entregou um termo de adesão aos deputados e senadores para compor a Bancada Municipalista, proposta pela CNM, que será instalada no encerramento da X Marcha (12/4), às 11h30, no Congresso Nacional. Na oportunidade, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski fará a entrega da Carta da X Marcha aos presidentes do Senado Federal, Renan Calheiros e da Câmara, Arlindo Chinaglia.

 

 

Queremos o compromisso da bancada parlamentar catarinense com a pauta de reivindicações dos municípios. Vamos monitorar as votações no Congresso para conhecer quais são os deputados que votam a favor e contra os municípios, disse o presidente da Fecam.

 

 

Veja o placar da votação da emenda 187 – (Transporte Escolar)

Deputados que não estavam presentes na sessão: 

Nelon Goetten – PR

Edinho Bez – PMDB

 

 

Santa Catarina (SC)

Acélio Casagrande

PMDB

PmdbPtbPscPtc

Sim

Angela Amin

PP

 

Sim

Carlito Merss

PT

 

Não

Celso Maldaner

PMDB

PmdbPtbPscPtc

Sim

Décio Lima

PT

 

Não

Djalma Berger

PSB

PsbPdtPcdobPmnPhsPrb

Sim

Fernando Coruja

PPS

 

Sim

Gervásio Silva

PFL

 

Sim

João Matos

PMDB

PmdbPtbPscPtc

Sim

João Pizzolatti

PP

 

Não

Paulo Bornhausen

PFL

 

Sim

Valdir Colatto

PMDB

PmdbPtbPscPtc

Não

Vignatti

PT

 

Não

Zonta

PP

 

Sim

Total Santa Catarina: 14  

 

Fonte: CENIN – Coordenação do Sistema Eletrônico de Votação da Câmara dos Deputados Federais

Dados: Ascom Fecam