Merenda escolar de qualidade

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), por intermédio da sua nutricionista, Luisete Bandeira, está trabalhando intensivamente para melhorar a qualidade da merenda oferecida pelas escolas municipais da região.

“Estamos organizando um cronograma de horários para atender os municípios. Pretendemos, desta forma, estar presente nas escolas para que o trabalho tenha mais qualidade”, enfatiza.

 

 

O primeiro passo é garantir a adequação calórica e de nutrientes dos cardápios e, neste mês de maio, a Associação estará realizando treinamentos com as merendeiras, capacitando-as em higiene e boas práticas de fabricação, sendo essa uma das necessidades mais urgentes.

 

Treinamentos estão sendo planejados, a fim de capacitar e motivar as profissionais que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento saudável dos alunos, os quais se encontram em faze de crescimento. Nos temas previstos estão as técnicas dietéticas e educação nutricional.

 

Ainda se tratando em capacitação, a Amesc está providenciando a vinda do caminhão – Cozinha Brasil do SESI, um curso de alta qualidade que aborda, entre diversos temas de interesse da classe, receitas de baixo custo e alto valor nutricional.

 

 

“Em educação nutricional, objetivamos reunir os pais dos alunos para conscientizá-los, assim o trabalho terá mais eficácia na qualidade de vida dos escolares. Para 2007, está incluída em nosso cronograma de atividades, a avaliação nutricional, para conhecermos o perfil das crianças, assim, poderemos avaliar a influência da merenda escolar no estado nutricional, adequando-a as necessidades das mesmas”, diz a profissional.

 

Em julho, Luisete Bandeira participará da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Fortaleza, onde representará a região. Segundo ela, esses encontros proporcionam resultados positivos, pois é uma oportunidade de fazer contato com representantes do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), o que proporciona o conhecimento de projetos e programas recentemente lançados pelo governo no que se trata de alimentação.

 

 

Michele Fernandes – MTb/ SC 02544 – JP
Assessoria de Comunicação