Prisco Paraíso abre ciclo de palestras da Convenção

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Cerca de 700 participantes prestigiaram o inicio das atividades do segundo dia da Convenção Estadual do Comércio Lojista. As ações se destacaram em uma surpresa para os convencionais, um preparador físico que ofereceu alongamento relaxante para o dia que conta com longos trabalhos para os presentes.

 

 

 

A manhã fria desta sexta-feira esquentou com a chegada do palestrante Cláudio Prisco Paraíso, que abordou o panorama político catarinense, bastante dinâmico, segundo ele. O jornalista falou da Operação “Moeda Verde”, elogiou o trabalho da Polícia Federal, mas criticou a pirotecnia junto ao caso, com exposição dos suspeitos na mídia estadual e nacional.

 

 

 

Prisco falou com propriedade sobre a atual fase do Governo do Estado, onde, em sua avaliação, o principal problema é a falta de recursos para investimento, fruto do grande número de cargos criados. “Para reunir seu colegiado, Luiz Henrique precisa de um auditório como esse. Santa Catarina tem mais secretários do que o Rio Grande do Sul e Paraná juntos”, afirmou.

 

 

 

O palestrante também avaliou o perfil do governador reeleito, classificando-o como o maior articulador político da história estadual, superando Jorge Bornhausen. Sobre a descentralização, ele a considera necessária, mas que poderia ser feita através dos municípios, ou de associações lideradas pela Fecam (Federação Catarinense dos Municípios).

 

 

 

Prevendo os próximos cenários políticos, Prisco diz que a aliança política entre PP e PT leva uma pequena vantagem em municípios importantes como Blumenau, Florianópolis e Criciúma. Para 2010, apontou a atual senadora Ideli Salvatti (PT) como forte candidata ao Governo do Estado, com apoio do Partido Progressista.

 

 

Outro tema importante abordado foi a fidelidade partidária. Na opinião do palestrante, o mandato pertence ao partido, e quando um candidato eleito muda de sigla, o suplente é quem deveria ficar com ele. Prisco viu com bons olhos a indicação do engenheiro catarinense Márcio Pereira Zimmermann para o ministério das Minas e Energia e a conquista por Santa Catarina do status de área livre de febre aftosa sem vacinação. Após sua palestra, o jornalista respondeu as perguntas dos convencionais.

 

 

 

Assessoria de Imprensa da 39 Conveção Estadual do Comércio Lojista