Encontro Regional Sul do Congemas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Com o intuito de proporcionar maior integração e principalmente oferecer aperfeiçoamento profissional, a Amesc, por intermédio da sua técnica, Daiane Carvalho, se mobilizou e oportunizou às Assistentes Sociais e Gestores Municipais da Assistência Social da região, a participação no Encontro Regional Sul do Congemas – Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, que aconteceu nos dias 28 e 29 de junho em Blumenau – SC.

 

 

O evento contou com técnicos do MDS e CNAS, onde estiveram oferecendo informações importantes sobre a Política Nacional da Assistência Social e Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no qual tem gerado algumas transformações na forma de gestão e aplicação dessa política dos municípios.

 

 

 

Segundo Daiane, o encontro possibilita melhorar a política social local. “O Congemas vem ajudando, contribuindo e dando suporte para o trabalho que é desenvolvido nos municípios, tornando-se um suporte ímpar. É muito importante o Encontro de todos os gestores para discutir e analisar os problemas que estamos enfrentando na assistência social”, diz.

 

 

 

Estar bem informado, capacitado e instruído é de vital importância e o papel dos profissionais da área social. “Só assim poderemos atuar de forma correta com os cidadãos, atendendo as necessidades básicas e superando as expectativas das lideranças administrativas e dos munícipes”, destaca Daiane.

 

 

O QUE É O CONGEMAS – O Olho do Município na Assistência Social

 

 

  

O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) representa os municípios brasileiros junto ao Governo Federal, especialmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e aos governos estaduais, para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados, em todo o território nacional. Finalidades:

 

 

 

  • Defender a Assistência Social como Política de Seguridade, conforme os princípios constitucionais e as diretrizes da LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social);
  • Assegurar a perspectiva municipalista da Assistência Social, buscando o atendimento e a efetivação de uma rede de serviços adequada às características regionais e locais através de um processo que garanta recursos financeiros das três esferas de governo aos municípios;
  • Participar da formulação da Política Nacional de Assistência Social, acompanhando a sua concretização nos Planos, Programas e Projetos;
  • Coletar, produzir e divulgar informações relativas à área de Assistência Social;
  • Promover e incentivar a formação do gestor municipal a fim de que ele passe a contribuir decisivamente na consolidação da Assistência Social enquanto Política Pública.

 Ascom Amesc