Ascom/FECAM
O governo federal criou o Prêmio ODM Brasil, em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, para destacar os projetos municipais que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Na última quinta-feira (11/10), o prefeito de Monte Carlo, Antoninho Tibúrcio Gonçalves, representou a FECAM no lançamento do prêmio em Santa Catarina, realizado no plenário da ALESC, em Florianópolis.
Na abertura, o prefeito destacou a importância dos municípios divulgarem suas iniciativas, que estão contribuindo para melhorar a qualidade de vida do cidadão.
As inscrições encerram no próximo dia 31 de outubro e estão disponíveis no portal:www.odmbrasil.org.br/. Podem participar as prefeituras, secretarias, departamentos, unidades de atendimento e prestação de serviços ao público, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Também serão premiados iniciativas implementadas por organizações.
Os projetos municipais devem seguir os seguintes critérios: existir há pelo menos 12 meses, apresentar resultados mensuráveis e ter perspectiva de continuidade ou replicabilidade. O regulamento prevê que serão premiadas, no máximo, 16 práticas, relacionadas com qualquer um dos ODM.
Os prêmios são simbólicos, enfatizando o reconhecimento público e a divulgação do premiado. As práticas receberão certificados que comprovam sua contribuição para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Saiba mais:
Durante a reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque, em 2000, líderes de 191 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo, até 2015. O sucesso desse grande projeto humanitário só será possível por meio de oito iniciativas que ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). São eles:
- Erradicar a extrema pobreza e a fome
- Educação básica de qualidade para todos
- Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
- Reduzir a mortalidade infantil
- Melhorar a saúde das gestantes;
- Combater o HIV/ AIDS, a malária e outras doenças;
- Garantir a sustentabilidade ambiental;
- Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
Fonte: Com informações do governo federal