O presidente da Amesc, o prefeito de Timbé do Sul, Nailor Biava, esteve reunido com lideranças de Entidades Representativas de Araranguá e região, na última sexta-feira (19/10), na Associação Empresarial do Vale do Araranguá, para discutir questões macro junto do deputado federal, Edinho Bez.
Entidades representativas de Araranguá se reuniram na tarde de sexta-feira (19/10), na Associação Empresarial do Vale do Araranguá, para discutir questões macro para a região junto do deputado federal, Edinho Bez.
O presidente da Aciva, Karoly Agardi, recepcionou os presidentes da Amesc, Nailor Biava, do Sincovale, Edward Goulart de Almeida, o secretário regional da 22ª SDR, Heriberto Afonso Schmidt, a presidente da CDL, Jadna Zenilda Farias, o representante da Câmara de Vereadores, Neno Fontoura e o vereador Motinha, presente em nome do seu pai, o deputado estadual, Manoel Mota.
Na oportunidade o presidente enfatizou que o deputado Edinho é o único representante do Governo Federal na região, tornando-se o alicerce para os vários pleitos em questão. O parlamentar ouviu a colocação de cada um dos representantes das entidades, os quais buscam, unidos, o crescimento sustentável e o desenvolvimento para o extremo sul catarinense.
Confira os pleitos levantados no encontro e o posicionamento do deputado quanto às questões:
Conclusão da BR-101 à “A obra de duplicação da BR-101 não vai voltar para trás. Só não podemos informar a data da conclusão, pois depende de muitos fatores que atrapalham o bom andamento dos trabalhos, mas quanto antes melhor para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, pois os três estados estão sofrendo com as obras”. O acesso norte da BR-101 também foi questionado e o deputado disse que vai se informar sobre o andamento e repassará informações para as entidades.
Aeroporto de Jaguaruna à “Essa obra será um enorme passo para o progresso, pois vai transportar carga, passageiros, enfim, contribuir significativamente para o desenvolvimento, pois aeroporto atrai empresários, homens de negócios, turistas, sem contar a valorização que a cidade e a região ganharão com o aeroporto regional. Estamos discutindo a segunda etapa e assim que essa obra ficar pronta vou abraçar a luta por outro aeroporto pois, quanto mais, melhor”.
Barragem do Rio do Salto à “Está faltando pouco, apenas detalhes burocráticos, revisão do projeto. Mas esta grande obra não tem volta em termo de decisão política e o recurso já está destinado”.
Interpraias à “Queremos fazer pelo menos um trecho neste mandato, assim, independentemente de quem ganhar, será mais fácil de dar andamento na obra na próxima gestão. Mas, saliento que este não é um projeto para curto prazo”, disso Edinho Bez, finalizando com a frase “não vejo uma luz no fim do túnel para essa questão”.
BR – 285 à “Eu considero uma das obras mais importantes para a região, apesar de estar na programação, mas não ser prioridade”.
Serra do Faxinal à “Nada justifica essa obra não estar pronta. Já cobrei do Governador Luiz Henrique da Silveira e assumo que a coisa não andou como a gente queria e por isso quero pedir desculpas à população. Mas a notícia boa é que o Governador afirmou que na primeira quinzena de novembro a obra vai começar”.
Turismo à A presidente da CDL, Jadna Zenilda Farias, expôs na reunião as dificuldades enfrentadas pelos lojistas em relação ao turismo de compra. “Os problemas que os turistas terão que enfrentar para chegarem até Araranguá faz cair o interesse pela nossa cidade que tem belezas naturais maravilhosas e com isso nós temos grande prejuízo e deixamos de agarrar uma oportunidade de veraneio que poderia ser muito satisfatória para a economia do município”, disse a lojista.
O deputado federal Edinho Bez expressou a importância que dá ao turismo de compras, de eventos, prometendo que este ano está colocando recursos no orçamento para poder colaborar com os eventos turísticos da região da Amesc.
“Investir em eventos é divulgar com qualidade aquilo que é nosso. Muitos moradores desconhecem suas próprias potencialidades, o que é um grande erro. Estou indo a Milão em fevereiro, para participar da maior Feira de Turismo do Mundo e posso dizer que é gratificando ver e sentir a evolução para poder trazer para o nosso país. Nós, líderes, precisamos desse contato com o novo, pois os ausentes nunca tem razão”, enfatizou.
O parlamentar disse ainda que evento significa visão de mundo. “A filosofia do turismo atual é preparar primeiro o que é bom para a cidade e para os cidadãos, capacitar o trade e só então se estará pronto para receber o turista e contribuir para o turismo sustentável”.
Uma colocação inédita, segundo Edinho, e que ele se comprometeu de levar para nível nacional também enriqueceu a pauta do encontro. O assessor jurídico da ACIVA, o advogado Alceu Pacheco, fez o pedido para que as audiências públicas, que precisam contar com a comunidade representativa, sejam obrigatoriamente executadas fora do horário comercial. “Não está sendo legítimo, pois não está contando com a presença de muitos que poderiam expressar suas opiniões, mas não a fazem porque, simplesmente, não podem sair dos seus trabalhos no horário que bem desejarem”, disse Pacheco.
A vinda do gás natural para a região e a equiparação de impostos também constaram no cronograma de assuntos.