O Movimento Econômico da Amesc, responsável pelo monitoramento da economia dos 15 municípios do extremo sul catarinense, sempre foi destaque em nível regional e estadual. O responsável pelo setor é Moacir Mário Rovaris, que trabalha na Amesc há aproximadamente 25 anos, sendo um dos responsáveis pelos primeiros passos da entidade a partir de 1983.
Até 2005, Rovaris fazia parte do Grupo de Planejamento da Secretaria da Fazenda, que reunia os profissionais que se destacavam no movimento econômico das Associações de Santa Catarina para compor um seleto grupo que planejava as ações do movimento econômico, sempre no intuito de bem distribuir o ICMS aos municípios Catarinense, segunda maior receita dos mesmos.
Esse ano, a entidade alcançou mais uma vitória entre as Associações co-irmãs, já que no IX Ciclo de Estudos de Auditoria sobre Movimento Econômico, realizado em Blumenau no mês de fevereiro, foi deliberado, por maioria absoluta dos presentes, o retorno do Grupo de Planejamento Estratégico, composto por seis técnicos de renome das associações de municípios, que irão assessorar a Secretaria de Estado da Fazenda no planejamento e execução do movimento econômico do Estado.
A escolha se deu por meio de eleição eletrônica, onde as 20 Associações de Municípios votaram, em uma chapa composta por seis nomes, totalizando 120 votos, divididos entre 12 profissionais votados. Desses, seis venceram, cada um de uma associação, sendo que entre eles está Moacir Mário Rovaris, com 75% dos votos, sendo o quarto mais bem votado.
“É interessante quando analisamos a votação, já que concorremos com Associações de Joinville, Florianópolis, Tubarão, as do Oeste e do Planalto Serrano e, mesmo assim, alcançamos destaque entre esses grandes centros. É um prazer para mim, enquanto técnico da Amesc, poder levar o nome da Associação em nível regional, com tanto prestígio, pois é assim que é vista pelas demais”, destaca Rovaris.
Assessoria de Comunicação