A Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense – Amesc, por intermédio da sua nutricionista, Luisete Bandeira, iniciou no mês de março as visitas técnicas aos municípios, dando continuidade ao trabalho iniciado em 2007. “Estas visitas têm o objetivo de garantir a qualidade do serviço de nutrição prestado nas escolas. Realizamos um trabalho contínuo, onde as merendeiras já participaram de treinamentos e agora são monitoradas semanalmente”, enfatiza a profissional.
Nas visitas foram detectadas escolas que continuavam fazendo preparações fritas, sendo que essas não estão contempladas no cardápio. “Indo até as merendeiras, conseguimos garantir a execução e a qualidade das preparações. Hábitos em relação à higiene também estão sendo aplicados na alimentação escolar, como por exemplo, descongelar adequadamente as carnes e sanitizar as saladas cruas”, diz Luisete.
A Amesc, sabendo que esses são cuidados essenciais para a garantia da qualidade dos alimentos, trabalha para fornecer essas e tantas outras informações para as merendeiras. “A importância do profissional nutricionista na alimentação é evidente, pois os escolares além de estarem formando seus hábitos alimentares, possuem necessidades nutricionais que, se não atendidas, podem refletir em danos relevantes à sua saúde”, destaca o presidente da Amesc, o prefeito de São João do Sul, Alex Sandro Pereira Bianchin.