“As visitas técnicas oportunizam estreitar o elo entre os profissionais da área e o contato com experiências vitoriosas, as quais poderão ser adaptadas à nossa realidade. Nosso foco não é imitar o Oeste, mas sim, aprender com as idéias já implantadas”. É assim que a Assistente Social, Daiane Carvalho, analisa as visitas que a equipe da Amesc está fazendo pelas Associações de Municípios do Oeste catarinense.
Nessa quarta-feira (09), a comitiva conhece a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – AMOSC e a Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense – AMAUC. A comitiva já passou pela AMMOC – joaçaba e pela AMAI, localizada em Xanxerê. Em 2007 os prefeitos da Amesc fizeram o mesmo percurso e trouxeram na bagagem, conhecimentos valiosos.
“Além do carinho com que somos recebidos, pudemos trocar experiências nessas primeiras associações que visitamos, pois também desenvolvem atividades que incentivam o esporte amador”, destaca Aloísio Panata. Para a responsável pela Educação na Amesc, Paula Mendes, a meta é conhecer o departamento de educação das associações e seus profissionais e observar os métodos que utilizam para trabalhar.
A nutricionista Luisete Bandeira afirma que na alimentação escolar a troca de informações é fundamental. “Um pequeno detalhe como uma medida adotada por um profissional é a solução para o problema de outro. São dificuldades semelhantes encaradas por mais de uma visão e, a troca de idéias é uma ótima oportunidade para se ter maior qualidade na prática”, destaca.
Quem está aproveitando todos os pontos da viagem é Cristiane Tonetto Biléssimo, que coordenado o setor de turismo e meio ambiente da Amesc. “Minha meta é o intercâmbio de conhecimento no setor de turismo e meio ambiente que englobam as associações visitadas. A troca de experiências é fundamental para interagir com outras cidades, para que possamos descobrir exemplos que deram certo e tentarmos aplicar, dentro das nossas particularidades locais”, diz Cristiane.
Ascom Amesc – Michele Fernandes