Os líderes municipais do extremo sul catarinense reuniram-se na noite de quarta-feira (28), na sede da Amesc, para uma Assembléia Geral Extraordinária. Na pauta, assuntos que agradaram os prefeitos pela economia que irão gerar para os cofres públicos.
Salão do Turismo
A coordenadora de Turismo e Meio Ambiente da Amesc, Cristiane Tonetto Biléssimo, colocou a realização do 3º Salão do Turismo (Roteiros do Brasil), que acontece de 18 a 22 de junho em São Paulo e solicitou o apoio dos prefeitos quanto à participação dos secretários de turismo no evento nacional.
Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal
O presidente da entidade, Alex Sandro Pereira Bianchin, falou do sistema de inspeção de produtos de origem animal, onde os estabelecimentos só poderão funcionar se devidamente instalados e equipados com as dependências mínimas, maquinários e utensílios diversos, de acordo com a natureza e a capacidade de produção.
A implantação de um sistema de inspeção exige investimento, o que torna interessante verificar se dentro do município, de preferência, nas próprias comunidades, existe produtores dispostos a formarem cooperativas e obterem financiamentos para realizarem os investimentos necessários.
A sugestão da Amesc foi de pedir o apoio da Epagri para levantamento das potencialidades locais e identificação dos interesses dentro do espaço das micro-bacias. Posteriormente, para elaboração do projeto, os prefeitos voltarão a se reunir para discutir a forma de contratação dos profissionais habilitados para tal função.
Diário Oficial dos Municípios de SC
Uma novidade que agradou os prefeitos da Amesc na Assembléia Geral de quarta-feira foi o assunto tratado pelo diretor executivo da Fecam, Celso Vedana, quanto ao Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (DOM/SC).
O projeto, um desejo antigo da Federação, vem inovar a publicação legal das administrações públicas, ao adotar a internet como o meio para divulgação das leis, editais, portarias, decretos e demais atos oficiais dos municípios. Com exceção da tomada de preço e concorrência pública, todos os demais atos oficiais poderão ser publicados no DOM, que possui amparo legal e que promete gerar economia aos municípios.
Outra novidade trazida pela Fecam, pelo gerente de Tecnologia da Informação, Emerson Souto e pelo assessor jurídico, Edinando Brustolin, foi quanto o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA), que visa o desenvolvimento, implantação, capacitação, manutenção e suporte de sistemas voltados para a relação governo-cidadão. O CIGA permitirá às prefeituras, disponibilizar serviços pela WEB (internet e/ou intranet). “Estamos usando a modernidade a favor do cidadão”, ressaltou Souto.
Ciclo de Debates sobre as Eleições Municipais em 2008
Os prefeitos da Amesc foram informados pelo presidente Alex Sandro Pereira Bianchin, do Ciclo de Debates sobre as Eleições Municipais em 2008, que acontece no dia 09 de junho, as 8h30, na Câmara Municipal de Sombrio.
O encontro está sendo realizado pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Contas do Estado de SC, com apoio da Câmara Municipal de Vereadores do município anfitrião. O público alvo são os agentes políticos, pré-candidatos a mandatos eletivos, assessores municipais, entre outros interessados.
Site da Amesc é um dos mais acessados entre as Associações
O Centro de Tecnologia da Informação da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), responsável pelo portal intermunicipal que coloca em rede todas as prefeituras de Santa Catarina, bem como as 20 Associações de Municípios do Estado, divulgou recentemente, os gráficos de acessos das páginas das entidades municipalistas.
Observando a variação de acessos de abril de 2007 a março de 2008, o site da Amesc quase dobrou o número de acessos, passando de 2.744 para 4.314. Em fevereiro desse ano, a página da Associação atingiu 4.511 acessos/ mês.
Os dados enviados pela Fecam, comparam ainda, a variação dos acessos aos portais das Associações no primeiro trimestre de 2008. A divulgação traz mais uma conquista para a Amesc, colocando-a como a quarta Associação mais acessada na internet entre as co-irmãs, sendo que das 20, 19 possuem site integrado ao sistema.
Em primeiro lugar está Amurel (Tubarão), com 15.663 , seguindo da Ammvi (Blumenau), Ameosc (São Miguel do Oeste) e, em quarto lugar, www.amesc.com.br, com 12.540 acessos/mês. Para o departamento de comunicação da entidade, o desafio é tornar o site o mais acessado e para isso, um trabalho diário é feito cuidadosamente, mantendo a página atrativa, com informações e dados atualizados constantemente.
Assessoria de Comunicação