A função da assessoria de imprensa é fazer a ponte entre fonte e jornalistas, disponibilizando a informação certa, na hora e no lugar certos. Não é uma questão de acaso e sim de estratégia. Este foi o conceito empregado pelo palestrante Gonzalo Pereira para definir o papel do assessor de imprensa no Curso Relacionamento com a Imprensa no Setor Público, realizado pela FECAM em parceria com as associações de municípios e a Associação Catarinense de Imprensa (ACI), nesta quarta-feira (25) no auditório da ACI, em Florianópolis.
O curso reuniu assessores de imprensa de municípios e de associações de municípios. O presidente da ACI, Ademir Arnon, esteve presente no curso, onde destacou a importância da parceria entre ACI e FECAM na capacitação dos jornalistas.
Durante o curso, o palestrante Gonzalo Pereira explicou que a imprensa é um formador de opinião pública e destacou a importância da prefeitura utilizar ferramentas de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade e propaganda para formar um conceito positivo da instituição na imprensa. "Divulgar uma notícia é formar opinião pública. A opinião pública é a manifestação do conjunto da população que toma conhecimento de algum fato", explicou.
Ele também destacou que a função do assessor não é apenas o de enviar releases à imprensa. "Ele é um especialista em Comunicação. O assessor de imprensa precisa detectar as possibilidades de notícia dentro da organização e abastecer a imprensa. Administrar as informações jornalísticas de forma adequada, transmitir oficialmente os interesses de suas fontes. Além de reduzir repercussões negativas, minimizar espaços para boatos e especulações", disse.
No curso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer novos modelos de sugestão de pauta, release, nota, artigo, foto, press-kit, entrevista coletiva, newsletter, site, visita à redação, entrevista exclusiva, entre outros. O palestrante alertou que o release está em desuso. Ele até usou uma metáfora para conceituar o release. "O release é o varejo. Já a sugestão de pauta ou a nota é um prato a la carte", disse.
O palestrante é professor universitário e bacharel em Comunicação Social, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Já exerceu atividades de assessoria de imprensa em órgãos públicos dos Governos do Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Desenvolve e realiza projetos de comunicação institucional para empresas.
Trabalhou nos jornais Zero Hora, Correio Braziliense, Folha de S.Paulo e Diário Catarinense, exercendo diversas funções, de repórter a editor. No rádio foi repórter e produtor da Rádio Gaúcha. Na TV foi chefe de reportagem da RBS TV de Florianópolis. Atualmente é responsável pelo gerenciamento de comunicação institucional da BrasilTelecom em Santa Catarina, diretor da Associação Catarinense de Imprensa e colunista do portal acontecendoaqui.com.br .
Dayane Nunes – ASCOM/FECAM