Técnicos do Consórcio voltam a se reunir dia 28 de outubro na Amesc para explanarem o andamento dos trabalhos na região
A base cartográfica para que os 12 municípios do Extremo sul catarinense, impactados pela duplicação do trecho Sul da BR 101, iniciassem a elaboração/revisão dos planos diretores foi entregue em julho deste ano pela Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc).
Daquele momento em diante, a empresa contratada pela Codesc, através de processo licitatório, a Hardt/Engemin, está auxiliando as prefeituras na adequação e elaboração dos Planos Diretores. Na manhã de quarta-feira (15), a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), realizou um encontro informal com os técnicos responsáveis pela elaboração dos Planos Diretores na região.
A Amesc, presente no processo desde 2001, está engajada no trabalho, visando contribuir com a empresa contratada, disponibilizando a infra-estrutura e o corpo técnico da entidade no que for necessário, tendo em vista o interesse de se integrar no desenvolvimento do processo, já que ficará com os dados que serão levantados para o banco de informações da Associação.
A reunião informal deste dia 15 contou com representantes dos municípios de Maracajá, Meleiro, Ermo, Araranguá e Jacinto Machado, representado pelo prefeito eleito, Antônio de Favari, que se mostrou interessado em entender do processo já que os novos eleitos terão que escolher algumas pessoas para fazer parte da equipe neste momento para acompanhar os técnicos do Consórcio.
O encontro de trabalho serviu para sanar dúvidas em comum, explanar o andamento das atividades, os resultados obtidos com as audiências públicas já realizadas, passar a agenda das mesmas na região, coletar informações, a fim de traçar planos e elaborar a estratégia de ação, que conta inicialmente com cinco principais etapas.
Segundo a arquiteta e urbanista, Sandra Mayumi Nakamura, uma das responsáveis pelo andamento dos trabalhos, até dezembro o grupo deseja fechar o Raio X dos municípios, com todas as suas particularidades, gerando assim, os mapas temáticos. As proposições ficarão para 2009.
A Amesc, por intermédio do gerente executivo, Jobson Martinho, solicitou que ao final de cada etapa aconteça na Associação Municipal uma reunião envolvendo as equipes de cada município, os prefeitos, o corpo técnico da Amesc e os profissionais do consórcio para juntos analisarem os resultados obtidos e planejarem cuidadosamente os passos para as próximas etapas.
O encontro formal ficou marcado para o dia 28 de outubro, após a empresa ter realizado uma audiência em cada um dos municípios envolvidos. São eles: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio e Turvo.
Assessoria de Comunicação