A função da primeira-dama na gestão pública municipal foi o foco das palestras da programação especial do Congresso Catarinense de Municípios, que reuniu 34 primeiras-damas e vereadoras no dia dois de dezembro, em Florianópolis. A presidente da Escola de Gestão Pública Municipal, Maria Carlesso Doré, prefeita de Luzerna fez a abertura oficial do encontro.
A presidente destacou a importância da figura da primeira-dama ou do esposo da prefeita no sucesso da administração municipal. "Eles exercem uma influência muito forte no sucesso da gestão municipal, uma vez que os gestores públicos abandonam os interesses individuais, para pensar o coletivo e neste momento, as primeiras-damas têm papel fundamental de apoio", disse.
As palestras foram coordenadas pela assistente social da AMOSC, Marlene Muniz de Andrade e pela assistente social da FECAM, Janice Merigo. Este também foi o tema da palestra da doutora em Serviço Social, Darlene Moraes da Silveira, que abordou a importância das primeiras-damas participarem ativamente dos compromissos da gestão pública municipal.
"As primeiras-damas devem atuar como protagonista na administração pública, contribuindo para o desenvolvimento do município, juntamente com o prefeito. Não executam função de responsabilidade técnica, mas sim política", disse. No período da manhã, a Caixa Econômica Federal ofereceu um café-da-manhã às primeiras-damas e apresentou a responsabilidade dos municípios no Programa Bolsa Família.