A importância dos prefeitos para o desenvolvimento do País

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A primeira vez que o governo federal chamou os prefeitos para construir uma agenda de compromissos

 

 

Em Santa Catarina, 80% dos municípios têm menos de 20 mil habitantes. Isto significa que o Estado é configurado por cidades pequenas, aumentando ainda mais o compromisso dos prefeitos eleitos com o desenvolvimento local e os desafios para a aplicação da boa gestão municipal.

 

 

A orientação acerca de onde estão disponíveis os recursos dos programas federais para financiar projetos municipais nas mais diversas áreas são fundamentais para prefeitos, secretários e técnicos, uma vez que as prefeituras ainda têm estrutura técnica reduzida e orçamento enxuto.

 

 

Foi com este intuito de qualificação profissional que os mais de 150 prefeitos catarinenses participaram em massa do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas. Da Amesc participaram 13 prefeitos, que representaram quase que 10% da comitiva de SC, se destacando como a maior mobilização do Estado.

 

 

Sedentos por conhecimento sobre a operacionalização dos programas federais e das linhas de financiamento para projetos municipais, os prefeitos enfrentaram uma maratona de palestras. Ao todo, foram 24 painéis e 75 palestras nas áreas de educação, saúde, desenvolvimento social, cultura, desenvolvimento agrário, meio ambiente, planejamento municipal, esporte, desenvolvimento local, habitação, entre outros. Além de oficinas técnicas e depoimentos de prefeitos de todo o país sobre experiências bem sucedidas na gestão municipal.   

 

 

“Desta vez, não fomos a Brasília de ‘pires na mão’, reivindicar recursos e alterações em leis e nem menos esperávamos um ‘pacote de bondades’. A complexidade da administração municipal, o gerenciamento dos 180 programas federais executados em parceria com os municípios, as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, a modernização da gestão pública exigem dos administradores públicos conhecimento técnico para o desenvolvimento das políticas públicas municipais”, destaca o presidente da Fecam, Ronério Heiderscheidt.

 

 

No encontro, as salas de atendimento dos ministérios, onde especialistas orientaram os gestores públicos de como melhorar os índices sociais, econômicos e ambientais, apresentando os recursos disponíveis para executá-los foi de suma importância para os gestores municipais, principalmente, aqueles que iniciam pela primeira vez um mandato.

 

 

Na bagagem dos administradores municipais, veio muito conhecimento para implementar novos projetos visando a melhoria da qualidade de vida do cidadão catarinense. Agora, cabe a Fecam e as Associações de Municípios como a AMESC, permanecerem ainda mais atuante no fortalecimento dos municípios.

 

 

O Encontro marcou ainda o reconhecimento do Movimento Municipalista, coordenado aqui na Região pela Amesc, no Estado pela Federação Catarinense de Municípios e nacionalmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Foi a primeira vez que o governo federal chamou os prefeitos para construir uma agenda de compromissos. O evento reafirmou a importância do prefeito para o desenvolvimento do estado e do país.

 

 

Fonte: Site Fecam – Pronunciamento de Ronério Heiderscheidt
Presidente da FECAM – Prefeito Municipal de Palhoça

 

 Jornalista Michele Fernandes *MT 02554 JP – Assessora de Comunicação da Amesc