O presidente da FECAM, Ronério Heiderscheidt, prefeito de Palhoça e o vice-presidente, Saulo Sperotto, prefeito de Caçador participam da solenidade de abertura, que reunirá o governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, o presidente da ALESC, deputado Jorginho Mello, o secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel e diversas autoridades.
"O Festival é mais uma oportunidade para fomentar o turismo dos municípios e chamar a atenção dos próprios catarinenses para a riqueza de seu Estado. Além de ser uma vitrine para divulgar o potencial turístico das regiões, principalmente, porque o evento complementará o World Travel & Tourism Council (WTTC)", disse o presidente da FECAM.
Um dos destaques do FIMC é uma feira que reunirá produtos e pratos típicos dos municípios catarinenses. A FECAM terá um espaço nesta mostra com uma programação especial. Na abertura do Festival, a Corte Imperial de Santo Amaro da Imperatriz estará presente no estande, bem como, músicos da cantoria do Divino.
Durante o Festival, a Prefeitura de Rancho Queimado apresentará as potencialidades turísticas do município – destaque para a tradicional Festa do Morango e os projetos desenvolvidos no turismo rural na agricultura familiar. A rainha e as princesas da 13ª ExpoFeira Estadual do Leite da Prefeitura de Presidente Getúlio, que acontece no dia 27 de maio, também estarão presentes no estande da FECAM. Os secretários municipais de Turismo e Cultura e os assessores de turismo das associações de municípios também já confirmaram presença.
As atrações do FIMC são cenários multimídia das regiões de SC: Grande Florianópolis, Caminho dos Príncipes, Rota do Sol, Encantos do Sul, Caminho dos Cânions, Vale Europeu, Vale do Contestado, Serra Catarinense e Grande Oeste, em um espaço de 7.605 m², onde o visitante poderá interagir com as regiões turísticas do Estado que serão compostos por recursos cenográficos e de multimídia. Haverá ainda contadores de história, que vão relatar episódios da Guerra do Contestado e da República Juliana e apresentações folclóricas. Toda a estrutura será montada no Centrosul, na Capital. A estimativa de público é de mais de 50 mil visitantes de todo o Estado.