Comunidade de Ilhas se organiza para receber o turista

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A cada mês, de modo itinerante, a Amesc reúne os secretários municipais de turismo ou responsáveis pela pasta nas 15 prefeituras do extremo sul catarinense para um encontro de trabalho. As pautas são elaboradas em cima das necessidades da classe, onde os profissionais recebem informações privilegiadas e ações em conjunto são planejadas, visando o desenvolvimento sustentável do Vale.

  

Na última reunião do Colegiado dia 27/6, que aconteceu em Araranguá, na localidade de Ilhas, os membros puderam avaliar a importância do planejamento das atividades em cada município. “Fazer a lição de casa é fundamental para que cada município possa se desenvolver turisticamente, preparando o trate para receber os visitantes”, enfatiza a coordenadora de turismo e meio ambiente da Amesc, Cristiane Tonetto Biléssimo.

  

De acordo com a responsável pelo setor na região, é preciso promover uma ação conjunta, ou seja, um planejamento integrado entre os municípios, de forma que cada um eleja seu produto e todos sejam colocados em um único sistema, prevalecendo a integração e a troca de oportunidades.

  

Para isso, o planejamento parte da capacidade dos gestores do turismo local em promover ações que despertem o desenvolvimento com bases sustentáveis e que esses resultados sejam transferidos para uma esfera maior, onde as próprias experiências, sucessos e desafios possam servir de proposta para o outro município.

  

Em Ilhas, a comunidade está se sensibilizando para formar uma Associação, visando o turismo como uma das alternativas de renda e economia, ainda mais com a fixação da Barra do Rio Araranguá. Para isso, é preciso estar preparado e o povo conscientizado do seu papel.

  “Hoje, essa atividade começa a dar os primeiros sinais na comunidade local, a qual reconhece a real importância de se organizar. Devemos encarar o planejamento como um eficiente método de unir pequenas forças, que juntas estarão buscando um melhor desenvolvimento e crescimento do local em gestão”, evidencia Cristiane, que volta a reunir os secretários em junho, em São João do Sul.  

 

Michele Fernandes – MTb/ SC 02544 – JP
Assessoria de Comunicação