O projeto da Rede de Cooperação Técnica da Roteirização de Aparados, envolvendo Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é um dos cinco novos destinos que o MTur irá lançar no 4º Salão de Turismo em SP. O projeto foi articulado no Salão do Turismo de 2008, no Mtur e no Sebrae Nacional e hoje Praia Grande começa a colher esses frutos e com o município a região “Caminho dos Canyons” também se destaca.
O objetivo do projeto é propor um trabalho articulado com operadoras receptivas e demais prestadores de serviços turísticos, além de secretarias e órgãos oficiais de turismo dos estados e municípios, integrando ações de marketing, publicidade e participação em eventos, agregando valor ao destino turístico de maneira pública. A Roteirização de Aparados da Serra, envolve sete municípios: Praia Grande, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici de SC, Cambará do Sul, São José dos Ausentes e São Francisco de Paula de RS.
A coordenadora de Turismo e Meio Ambiente da Amesc, Cristiane Biléssimo, acompanhou a equipe da região ano passado no Mtur e no Sebrae, articulando a vinda do projeto e garante que é de grande importância para Praia Grande e região, pois trará desenvolvimento e destaque para todo o extremo sul. O investimento é de R$ 280 mil, em parceria com o Sebrae na Roteirização de Aparados da Serra no macro programa: Promoção e apoio à comercialização de novos destinos turísticos.
A primeira reunião de articulação aconteceu em março, em Bom Jardim da Serra, onde foi formado o comitê gestor. Representantes de Praia Grande foram escolhidos, como a Secretária de Turismo, Joice Aguiar, representando o setor público, além de Paulo Selau, da Acevam e Amilton Marcelino. Já foram realizadas três oficinas para diagnosticar a região de Aparados da Serra, incluindo São Joaquim, Cambará do Sul e Praia Grande.
O comitê gestor esteve reunido em São Francisco de Paula e Praia Grande recentemente para organizar o material que será levado para o Salão, como: site – www.aparadosdaserra.net, folder e logomarcas. O Roteiro levará o nome de “Aparados da Serra” e, após o Salão em SP, os consultores do Sebrae farão a devolutiva aos municípios, como os trabalhos realizados, o levantamento dos resultados de SP, base importante para a continuidade dos trabalhos, que acontecem até março de 2010, pelos membros do Comitê Gestor.