Copa Amesc de Seleções pode ter 14 participantes este ano

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Jornal Correio do Sul – Das 15 cidades pertencentes à Associação dos Municípios do Extremos Sul Catarinense apenas Santa Rosa já confirmou que não participará. Os diretores municipais de esportes da Amesc estiveram reunidos ontem, na sede da entidade em Araranguá para discutirem as competições que estão em andamento e as que serão realizadas neste segundo semestre de 2009.

 

 

 

A pauta principal do encontro foi a Copa Amesc de Futebol de Campo, mais antigo certamente realizado pela entidade regional. Depois de acertarem mudanças de datas para a competição de futsal, comentaram sobre a bocha, chegou a vez da sempre polemica modalidade, que em 2008 não foi realizada devido ao envolvimento dos municípios nas eleições de seus prefeitos.

 

 

 

Na reunião 12 dirigentes estiveram presentes, faltando apenas Araranguá, que o representante do DME disse ter marcado a quarta-feira como data para a reunião, e os dirigentes de Timbé do Sul e Praia Grande, que justificaram previamente e garantiram suas cidades na disputa. A competição deve começar no dia 16 de agosto, segundo o diretor de esportes da Amesc, Aloísio Panata, começar cedo ajudará a terminar cedo, ao contrário de 2007, ano em que as finais foram disputadas no final de dezembro.

 

 

 

Morro Grande e Ermo deixaram em aberto suas confirmações, pois ainda precisam da liberação de seus prefeitos, mas confirmaram que farão força para colocarem suas cidades. Santa Rosa do Sul, segundo Edson Porrok, diretor de esportes da cidade, não entra por que seu campeonato estará em andamento durante a taça regional.

 

 

“não tem como eu entrar, se quiserem que eu entre que façam meus jogos no sábado”, afirmou Porrok. Prontamente Panta lhe respondeu: “Não somos nós que queremos. Tens que ver se tu queres ou não? Nós vamos realizar de qualquer forma”. O que chamou a atenção de alguns diretores é que o próprio Porrok brigou durante alguns anos pela unificação dos calendários municipais, para realizarem suas competições no primeiro semestre e se dedicarem a Copa Amesc na segunda metade do ano.

 

  Categorias    

Outra discussão na reunião ficou por conta de quantas e quais seriam as categorias da competição. Ficou definido, por votação durante o encontro que apenas os times da categoria Livre seriam inscritos. A juvenil (sub 18) não teve coro na votação. Maracajá era quem queria muito a realização desta competição, apoiado por Meleiro, mas não obtiveram sucesso na votação  e teremos apenas a competição entre as seleções principais.

 

  

Representantes

 

  Alguns municípios darão aos seus campeonatos municipais o direito de representarem a cidade na Copa Amesc 2009. Araranguá por exemplo espera a definição do título deste ano. Caso o São José seja bicampeão será o representante. Se outro time levantar o caneco na competição, organizada pela JB Esportes, uma partida extra entre o atual campeonato, São José, e o vencedor desse ano definirá quem será Araranguá no certame.

Mas a maioria fará como Sombrio: uma comissão técnica será formada e esta comissão será responsável por convocar os atletas com domicilio eleitoral para vestirem a camisa da cidade