A preocupação dos prefeitos com a segurança pública na região

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A reunião da AMESC na última semana (24/7), durante a 18ª Festa do Peixe em Balneário Arroio do Silva, contou com a presença expressiva dos prefeitos do extremo sul catarinense, primeiras-damas e secretários municipais, além das autoridades regionais e estaduais, como o Secretário Regional da 22ª SDR, Heriberto Afonso Schmidt, Deputado Estadual Manoel Mota e o Presidente da SC Parcerias Ivo Carminatti.

 

  

O presidente da Associação, Alex Sandro Pereira Bianchin, Prefeito de São João do Sul, recepcionou ainda o Comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, Tenente Coronel Márcio José Cabral, bem como o Coordenador Estadual das Comissões Censitárias do IBGE 2010, Rogério de Oliveira Rosa e o coordenador regional, Amilton Marinho Machado, para debaterem os assuntos propostos na pauta.

   

A segurança na região

  

A preocupação com a Segurança Pública chamou a atenção do Prefeito anfitrião, Evandro Scaini que solicitou à Amesc um encontro com o Secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão de Santa Catarina, Ronaldo Benedet, na oportunidade representado pelo Tenente Coronel Cabral, o qual expôs aos gestores públicos a nova estratégia montada para atuar na segurança da região e as necessidades da Polícia Militar, que tende a aumentar a cada ano, caso o quadro não sofra alteração.

 

  

“O número de policiais no extremo sul é de 270 homens, destes, 106 ficam em Araranguá. A previsão é de que até o final de 2009 esse número diminua em 18 e em cinco anos a baixa seja de 78 soldados. Em nosso quadro necessitamos de 30 PMs para este ano e mais 60 ao longo dos quatro anos seguintes”, expôs Cabral, enfatizando para a importância da abertura de novos cursos para a contratação de efetivo.

 

  

A intenção de se reunir com os prefeitos foi de mobilizar a classe para que influencie as lideranças políticas do estado, já que a AMESC tem grande capacidade de mobilização. “Vocês agora são conhecedores das intenções e das necessidades urgentes do nosso trabalho e fica com cada prefeito a responsabilidade do bom uso dessas informações, que devem ser passadas para os parlamentares de cada partido em questão”, disse.

 

  

Scaini salientou que o cidadão precisa confiar no trabalho da Polícia para ter a iniciativa de chamá-la quando precisar e esse pedido precisa ser atendido dentro de um tempo útil, que ainda se possa agir em favor do necessitado, enfatizando que sabe da necessidade de homens e viaturas para que isso ocorra com eficiência. O Tenente Coronel explicou aos prefeitos que, dos 293 municípios de SC, os da região ainda se posicionam bem quanto às ocorrências, sendo essas sem potencial ofensivo elevado. O objetivo é diminuir a criminalidade nos municípios litorâneos, como é o caso em Balneário Arroio do Silva e Balneário Gaivota que se destacam negativamente na região.

 

  Várias operações estão agendadas para acontecerem ao longo do ano, como as rondas bancárias, diminuindo a sensação de insegurança, bem como a ronda no comércio, a formação de uma rede de segurança, dando atenção especial para óticas, farmácias, postos de gasolina e a vigilância interativa junto dos vigilantes, formando uma parceria. Segundo o presidente Bianchin, a AMESC vai cobrar dos parlamentares da região maior atenção ao policiamento no extremo sul catarinense, incentivando os cursos para a formação de mais policiais e a vinda de viaturas necessárias para que as 15 cidades fiquem protegidas, já que é para isso que o cidadão paga seus impostos em dia, fazendo o seu papel na sociedade.