A Pós-Graduação em Gestão Pública, idealizada pela AMESC, está atraindo interessados de diversos municípios do Estado. Para o Gerente Executivo da entidade, Jobson Martinho, a iniciativa surgiu da necessidade de oferecer oportunidade de qualificação na gestão pública.
“Buscamos apresentar aos agentes políticos e servidores públicos da região a oportunidade de aprimoramento profissional, através da parceria com a Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) e Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), onde juntas desenvolvemos um projeto consistente e inovador”, ressalta Martinho.
A primeira turma foi formada na AMAI, em Xanxerê, por intermédio da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), contando com a participação de 40 pessoas. A AMESC buscou parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). O processo de inscrição iniciou no dia 22 de julho, pelo site www.amesc.com.br e já alcançou 30 candidatos, sendo que boa parte destes pertencem a outras regiões de Santa Catarina.
“Quando idealizamos o projeto não tínhamos noção da carência de um curso desta magnitude em nível estadual. Percebemos isso através das inscrições de pessoas de vários municípios do Estado, tais quais, Joinville, Itajaí, São José, Criciúma, Içara, São Bonifácio, Calmon, Lebon Régis, Urussanga, Capivari de Baixo, Gravatal, além dos Municípios da AMESC, os quais têm preferência”, enfatiza Jobson Martinho, satisfeito pela propagação espontânea do curso.
A Pós abrange os profissionais que têm vínculo com a administração pública municipal, como os prefeitos, secretários, contadores, advogados, vereadores, assistentes sociais e agentes políticos. O conteúdo será repassado em 360 horas, organizadas em 13 disciplinas – mais o Trabalho de Conclusão de Curso, ministradas por professores, mestres e doutores, com experiência em gestão pública. As aulas, previstas para iniciarem na segunda quinzena de agosto, irão além da teoria, envolvendo palestras e atividades práticas.