Técnica da Amesc assume instância de governança do Caminho dos Canyons

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Uma reunião articulada pela AMESC e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Araranguá foi realizada na manhã desta quarta-feira (2) na sede da SDR, envolvendo os atores do setor turístico da região Caminho dos Canyons. O tema central abordado foi a instância de governança regional. A Coordenadora de Turismo e Meio Ambiente da Amesc, Cristiane Biléssimo, foi eleita, por unanimidade, como Diretora Executiva da Instância de Governança.

 

 

O tema foi abordado pela gerente de políticas de turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, interlocutora do Ministério do Turismo em Santa Catarina, Elisa Wypes Sant’Ana de Liz. Elisa citou que a intenção é elaborar planos de desenvolvimento turístico regional (nas 9 regiões turísticas do estado), que estará encartado no Plano Estadual, contendo as ações a serem executadas até 2020. “Nosso estado já tem vários títulos com o reconhecimento no turismo, mas as regiões precisam se capacitar cada vez mais e entender que o setor pode ser uma forte fonte de economia e de geração de emprego e renda”, explicou.

 

O objetivo do encontro foi fazer uma reflexão sobre a governança regional da 9ª região turística do estado, Caminho dos Canyons. “A governança nada mais é que um espaço democrático envolvendo o poder público e os atores privados, com o papel de coordenar o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, em âmbito regional. O ponto fundamental é reforçar a capacidade dos grupos para lidar com seus problemas, objetivos e metas e gerenciar seus recursos”, completou, lembrando que uma das metas é descentralizar as ações de coordenação do processo, deslocando-as do Estado ou da União para as regiões turísticas.

 

 

Na reunião de mobilização também foi escolhido o destino indutor, que tem a responsabilidade de propagar o desenvolvimento dos roteiros na região da qual faz parte – onde foi eleito o município de Praia Grande. Além disso, foi formalizada a criação do Conselho Regional Caminho dos Canyons, onde a coordenadora de Turismo da Amesc, Cristiane Biléssimo, foi eleita por unanimidade diretora executiva da Instância de Governança.

 

  

Para o secretário regional Heriberto Afonso Schmidt, é importante esta organização do trade turístico, para que os turistas sejam bem recebidos na região. “Foi uma luta para que o caminho dos Canyons fosse reconhecido como roteiro turístico. Agora a meta é fortalecer a região, através da qualificação dos serviços, e com propósitos bem articulados aproveitarmos nossas belezas naturais e encantarmos os turistas do Brasil e do exterior que nos visitem”, disse.

 

 

Schmidt ainda salientou que as propostas vêm ao encontro do que preconiza o Projeto Geoparque dos Cânions do Brasil, candidato ao reconhecimento da Unesco, que reconhece não apenas a riqueza geológica e cênica, mas indica um elevado grau de organização da atividade turística.

 

 

  Jornalista Leneza Possamai Della – AI SDR