A Amesc reuniu na manhã de quarta-feira (26), os Secretários de Agricultura dos 15 municípios para mais um encontro do Colegiado. Na oportunidade, esteve presente o Prefeito de Balneário Gaivota, João Alberto Bonamigo, que junto dos servidores acompanhou a explanação do tema “Território Rural”, unidade que melhor dimensiona os laços de proximidade entre pessoas, grupos sociais e instituições que podem ser mobilizadas e convertidas em um trunfo crucial para o estabelecimento de iniciativas voltadas para o desenvolvimento.
O representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Maurício Weidgenant, que tratou do assunto, ressaltou que a região obteve reconhecimento do MDA, por ter uma identidade territorial construída e por estar articulada, elementos importantes na avaliação do Ministério. O rural não se resume ao agrícola. Mais do que um setor econômico, o que define as áreas rurais enquanto tal são suas características: o menor grau de artificialização do ambiente quando comparado com áreas urbanas, a menor densidade populacional, o maior peso dos fatores naturais.
Porém, conquistar o reconhecimento é um passo até obter a homologação, que só deve acontecer em 2010, o que garantirá a vinda dos recursos na ordem de R$ 600 mil do MDA, além das possibilidades de obtenção de recursos em outros ministérios. Neste momento de articulação deve-se trabalhar a identidade do extremo sul e articular a equipe que ficará responsável pelo diagnóstico do desenvolvimento sustentável, com construção de uma visão de futuro para o Plano Territorial.
Depois desta parte criam-se eixos que vão pautar as prefeituras, as quais não precisam ser apenas da Amesc, podendo englobar municípios vizinhos, de onde surgirão as demandas e necessidades, sendo traduzidos em projetos que serão estudados e avaliados pelo MDA para, daí sim, disponibilizar a verba para os Territórios.
O conceito adotado define território como um espaço físico, geograficamente definido, geralmente contínuo, compreendendo a cidade e o campo, caracterizado por critérios multidimensionais – tais como o ambiente, a economia, a sociedade, a cultura, a política e as instituições – e uma população com grupos sociais relativamente distintos, que se relacionam interna e externamente por meio de processos específicos, onde se pode distinguir um ou mais elementos que indicam identidade e coesão social, cultural e territorial.
De acordo com o presidente do Colegiado, José Antônio da Silva, Secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Sombrio, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário voltam à região no dia 17 de setembro, durante a reunião da Amesc no município de Turvo, ato que faz parte da programação da Festa do Colono. Informações no site: www.mda.gov.br/sdt