Encerrou agora à tarde, na sede da Amesc em Araranguá, o Curso de Cerimonial e Protocolo oferecido em parceria com a Fecam, por intermédio da EGEM. A capacitação, que iniciou na quarta-feira à tarde, contou com um bom número de servidores públicos da Amesc e também de profissionais dos municípios da Amrec e até do Rio Grande do Sul.
A ministrante, a Jornalista e Cerimonialista, Cleusa Varnier Frese, que tem em seu currículo a realização e orientação de mais de mil cerimoniais brasileiros durantes os 12 anos de atuação nesta área, repassou dicas práticas que irão contribuir no dia a dia dos profissionais que executam funções ligadas à organização de eventos, cerimonial, protocolo e chefia de gabinete nos executivos municipais.
“Trabalhar com cerimonial é carregar uma grande responsabilidade. Em um evento acontecem muitos imprevistos, como atrasos, pronunciamentos longos, ausência de autoridades, entre outros detalhes que formam o contexto do acontecimento e o cerimonialista precisa estar preparado para lidar com os incidentes, não preocupando o anfitrião e não deixando transparecer ao público”, ressalta a instrutora.
Segundo Cleusa, se faz necessário estar atualizado quanto à teoria, que envolve muitos detalhes e muda com certa frequencia, para poder praticar de maneira correta. “Foram 12 horas de curso que serviram para reciclar conhecimentos e atualizar o público-alvo quanto às formas de tratamento; cumprimentos; distinção entre mesa de honra; tribuna de honra, cadeiral e lugares de destaque; precedência e pronunciamentos, entre outros assuntos pertinentes”, disse ela.
Michele Fernandes – MTb/ SC 02544 – JP
Assessoria de Comunicação