Altas temperaturas exigem atenção redobrada na alimentação

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A busca pela melhora da forma física e a alteração nos hábitos alimentares são comuns nesta época do ano com a chegada do verão. No calor, não se pode descuidar da alimentação e é quando o corpo humano mais requer cuidados essenciais para se sentir disposto e saudável.

  

De acordo com a nutricionista da AMESC, Bruna Miglioranza, no verão ocorre uma diminuição do metabolismo basal, sendo necessário reduzir a quantidade calórica ingerida para não correr risco de ganhar peso. “Com o aumento da temperatura, nosso organismo perde mais água e sais minerais através do suor, então se torna mais importante o cuidado com a hidratação. A ingestão de líquidos deve ser durante todo o dia. O ideal seria não esperar a sede aparecer, pois essa sensação é um sinal de desidratação" comenta.

  

A profissional comenta ainda que algumas pessoas podem sentir-se indispostas para comer no verão, pela própria temperatura elevada e esta sensação pode vir também pela alimentação inadequada, que seria ficar sem se alimentar por muitas horas, pular o café da manhã, ingerir alimentos pesados e gordurosos e esquecer de se hidratar ao longo do dia. É necessário mudar alguns hábitos nesse período para que o funcionamento do organismo ocorra corretamente.

“É importante diminuir o consumo do sal, fazer a substituição de alimentos gordurosos e pesados por frutas, verduras e legumes, a troca do sorvete pelo picolé de fruta, a ingestão de produtos integrais, carnes magras, como a utilização de gordura de origem vegetal. Não se esqueça que os princípios que regem uma alimentação equilibrada são: moderação, variedade e equilíbrio entre os nutrientes energéticos (cereais, tubérculos, farinhas e derivados), reguladores (verduras, legumes e frutas), construtores (carnes, leite, ovos e leguminosas) e energéticos adicionais (gorduras e óleos)”, aconselha Bruna.  

 

Michele Fernandes – MTb/ SC 02544 – JP
Assessoria de Comunicação