Vale engajado para manter turismo aceso

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Lideranças se mobilizam para que Parque Nacional não seja fechado à visitação por falta de verbas
Região.


A possibilidade de fechamento do Parque Nacional dos Aparados da Serra, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina foi recebida com preocupação pelas autoridades do Vale do Araranguá. Com esta notícia, um trabalho de anos para fomentar o turismo na região fica abalado.

 

A Amesc, junto a Secretaria Regional – SDR -, e prefeituras de Praia Grande e Jacinto Machado chamarão o Estado através da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, deputados estaduais e federais juntamente dos senadores catarinenses para que isso não aconteça, pois é um trabalho de longa data e o planejamento da 9° região turística que está comprometido. Na manhã do dia 12, a coordenadora de Turismo e Meio Ambiente da Amesc, Cristiane Biléssimo esteve reunida com o secretário de desenvolvimento regional para tomar as providências.

 


Semana passada aconteceu uma reunião do Conselho Consultivo, e o diretor deu o sinal de alerta. Em todas reuniões ele situa da condição caótica que os parques nacionais estão passando, por questões de repasse de verbas, relata a coordenadora de Turismo e Meio Ambiente da Amesc, Cristiane. "O incrível é nossos parques estarem entre os 10 prioritários do Ministério do Turismo dentro do Programa Turismo nos Parques, que tem materiais impressos lindíssimos e a situação estar assim. Ou seja, Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Turismo não falam a mesma língua. Com o fechamento todo o processo de roteirização iria por água abaixo", alerta.

 


"Se isto vier a ocorrer, nossa região fica sem o produto básico que temos a oferecer aos turistas. Tomaremos esta ação emergencial de reunião entre as partes envolvidas para mostrar que estamos dispostos a lutar por nossas belezas. Há uma preocupação muito grande com o roteiro Caminhos dos Cânions".

 


O Parque Nacional – PN – , faz 50 anos em dezembro. Foi decretado na primeira onda de parques do Brasil, junto com Itatiaia e seguindo uma tendência internacional atrás de Yellow Stone nos EUA, que foi o 1º do mundo. Um PN é a representação das maiores belezas que um país possui. É base para pesquisadores, estudantes, turistas, comunidades locais, enfim, o desenvolvimento de muitos setores.
As providências são tomadas no Vale. O Refúgio da Pedra Afiada de Praia Grande através da Ana Aveline foi uma das primeiras a obter conhecimento da situação e contatou o setor de turismo da Amesc, que está sensibilizado e engajado para que isso não aconteça.

PN

O Parque Nacional dos Aparados da Serra é berço dos maiores cânions do Brasil, entre eles o do Itaimbezinho. São mais de 10,2 mil hectares de natureza bela que pode estar fechado para o público desfrutar. O chefe da unidade de conservação, Deonir Zimmermann, confirmou que o parque corre o risco de ser fechado em dezembro se não houver o repasse urgente de verbas para manter o atendimento aos visitantes. Segundo ele, não há dinheiro nem para fazer a limpeza básica do centro de visitação. Com mais de 50 mil visitantes por ano, o parque é apontado pela Secretaria Estadual de Turismo como um dos trunfos para atrair mais turistas para o Rio Grande do Sul, assim como ocorre com Santa Catarina.

Jornal Correio do Sul – 12 de Novembro de 2009