Os dirigentes municipais de Cultura ou responsáveis pelo setor nos 15 municípios do Extremo Sul Catarinense estiveram reunidos na tarde de quarta-feira, 14 de março, em Araranguá, para uma reunião de trabalho. Em pauta, o planejamento das ações para curto, médio e longo prazo, bem como a formação do Comitê Temático da Cultura, cujos membros se responsabilizarão em dar andamento aos projetos.
“A criação do Comitê visa à valorização e propagação da cultura do nosso povo. Trabalhar esse segmento é algo bem complexo, já que envolve práticas e ações sociais, estando ligado às crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Trabalhar a cultura é valorizar a identidade da nossa região, resgatando a história, marcando o presente e registrando para o futuro”, destaca a Coordenadora de Turismo e Meio Ambiente da Amesc, Cristiane Tonetto Biléssimo.
Para contribuir com as 15 prefeituras associadas, a Amesc investe na criação dos Colegiados, reunindo membros de todos os municípios, com poderes compartilhados, os quais decidem juntos o que é melhor para a região. Para o Gerente Executivo da Amesc, Jobson Martinho, os encontros mensais dos grupos garantem esclarecimento de dúvidas e trocas de experiências, melhorando o desempenho nos trabalhos executados nos municípios por intermédio das ferramentas práticas que são apresentadas.