Casa da Cultura recebe Ministério

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O colegiado de cultura da Amesc esteve reunido na Casa da Cultura, em Sombrio. O encontro contou também com convidados Amrec- Região Carbonífera, para ouvirem Rosane Dalsasso, interlocutora do Ministério da Cultura na região Sul e mais dois representantes da Fundação Catarinense de Cultura, assessora de projetos Tereza Colares, e Sival Silveira, assessor jurídico. 

Para a coordenadora do Colegiado de Cultura da Amesc, Clair Hanhn Fermiano, os assuntos que foram discutidos, como o Sistema Nacional de Cultura, são de suma importância, pois tratam da organização dos conselhos municipais. “Cada gestor municipal deve conscientizar as administrações municipais da importância que a cultura tem em seu município e região, voltado para as políticas culturais e seguindo as 32 prioridades elencadas na Conferência Nacional de Cultura”, ressaltou Clair.


Para a coordenadora de Turismo e Meio Ambiente da Amesc Cristiane Tonetto Biléssimo “a formação do Colegiado e o Comitê da Cultura vêm de encontro com o Plano de Trabalho da Associação, que é discutir as políticas existentes em cada área, envolvendo o poder público e sociedade civil”. A próxima meta do colegiado é trazer uma oficina prática, em que os municípios poderão aprender a elaborar seus programas, projetos e ações que deverão fazer parte do Sistema Nacional de Cultura.


A interlocutora do Ministério da Cultura, Rosane Dalssaso, explanou as políticas públicas do governo federai destinados à cultura, reafirmando que recursos existem e a região precisa elaborar projetos consistentes e voltados para a realidade de cada município, assim como sua região. Para encerrar o encontro o grupo Açor Sul Catarinense fez uma apresentação que encantou os presentes.