A reunião de trabalho contou com a participação de representantes das Instâncias de Governança Caminho dos Canyons (Extremo-Sul), que é presidida por Eraldo Vieira e tem como diretora Executiva a coordenadora de Turismo da Amesc, Cristiane Biléssimo, e Encantos do Sul (de Paulo Lopes a Forquilhinha) e as orientações foram ministradas pela gerente de Políticas de Turismo da SOL, Elisa Wipes Sant’Ana de Liz.
Na pauta estava o Workshop de Projetos, com a instrução da maneira correta de como proceder para encaminhar Projetos para 2011, já que estão sendo atualizadas a Lei dos Fundos do SEITEC – Sistema Estadual de Incentivo á Cultura, Turismo e Esporte e a Lei do PDIL – Plano de Desenvolvimento Integrado do Lazer.
No encontro ocorreu a simulação de forma sistematizada de como elaborar projetos para o SEITEC, do Governo do Estado e também para o SINCOV – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse, do Governo Federal. “A Região não pode correr o risco de não conseguir recursos em virtude da má escrita/fundamentação de um projeto.
O alinhamento precisa ser efetivo, dentro das Políticas Públicas estabelecidas pela Região”, disse a gerente de Políticas de Turismo da SOL. Elisa ressaltou que já estão garantidos recursos para três projetos em 2011. O primeiro deles, no valor de R$ 50 mil, para o Fortalecimento das Instâncias de Governanças, prevendo ações como participações em reuniões e mobilização dos destinos turísticos.Outro, o ‘Observatório de Turismo’, no valor de R$ 30 mil, possibilitará parcerias com Universidade e Faculdades da Região, com o intuito de organizar a base de dados e estabelecer novas demandas de pesquisa.
Haverá ainda recursos para cursos de Qualificação, após o diagnóstico situacional da realidade de qualificação dos serviços necessários para a Região. O secretário regional de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, concluiu que um diferencial da Região é que ela é candidata a integrar a rede mundial de Geoparques, com reconhecimento da UNESCO. O projeto de atração turística, baseado nos Canyons de Praia Grande como atrativo internacional, deverá atrair turistas do mundo inteiro para o extremo-sul. Ele está em fase de certificação pelo Serviço Geológico do Brasil.
Região Turística
Na oportunidade foi apresentada a Segmentação Turística do Estado, que foi eleito pela quarta vez consecutiva o melhor destino turístico do País. Santa Catarina é um estado diferenciado pelas várias segmentações e vocações, trabalhados nas 10 regiões turísticas do estado.
O Plano Catarina prevê até 2020 que Santa Catarina possa ser um dos grandes destinos turísticos diferenciados no Brasil. “A região turística Caminho dos Canyons é um dos 15 produtos estrela apresentado pelo Plano Catarina de Marketing elaborado pela Chias Marketing, empresa contratada pelo Governo do Estado”, concluiu a diretora Executiva da Instância de Governança Caminho dos Canyons, Cristiane Biléssimo.
Fonte: Leneza P. Della – SC 02388 JPAssessoria de Imprensa – 22ª SDR