O auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Araranguá foi sede, na tarde da quarta-feira (11), de uma reunião técnica com a participação dos Secretários Municipais de Turismo e Diretores do Setor das Prefeituras da Região. O objetivo era dar continuidade às conversações sobre o projeto Geoparque ‘Caminhos dos Canions do Sul’.
Segundo o secretário regional Heriberto Afonso Schmidt, a candidatura dos 15 municípios do Extremo-Sul de Santa Catarina e 4 municípios do Rio Grande do Sul na Rede Global de Geoparques e reconhecimento da UNESCO depende muito da organização do turismo local, que só será possível com a integração de todos, focados no grande objetivo que é o desenvolvimento, no âmbito turístico, de infraestrutura, de geração de emprego e renda, etc. “Temos que nos conscientizar de que formamos um único território e temos que trabalhar em conjunto para a estruturação da região”, disse.
Um dos próximos passos, segundo Schmidt, é reunir os 19 municípios que fazem parte do Projeto para buscar recursos no Ministério do Turismo, para possibilitar investimentos em sinalização, infraestrutura, qualificação profissional, promoção e comercialização, entre outros, para adequações à candidatura.
Dando continuidade à reunião realizada na última semana com os geólogos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), onde foram apresentados 17 Geossítios já inventariados na Região, outro encaminhamento tomado pela coordenadora de Turismo e Meio Ambiente da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense), Cristiane Tonetto Biléssimo, foi o acolhimento de sugestões dos Municípios de outros pontos de interesse geológico e arqueológico, para uma nova análise da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais.
Aproveitando a participação dos gestores de Turismo no encontro, foi discutida a participação da região Caminho dos Canyons no maior evento brasileiro do Setor, que ocorrerá de 13 a 17 de julho em São Paulo – a 6ª edição do Salão Brasileiro de Turismo. Todas as edições anteriores do evento contaram com a representação da região do Extremo-Sul.
Texto e fotos – Leneza P. Della (JP 02388)