A Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal, curso disponibilizado pela Amesc e Fecam e executado pela Unisul, em parceria com a Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), encerrou no último final de semana. Os alunos receberam 360 horas de aulas teóricas e práticas, nas diversas áreas que compõem a administração, reunindo-se quinzenalmente na sede da Amesc em Araranguá. O próximo passo é o desenvolvimento do estudo científico.
A especialização iniciou no final de 2009, com uma turma de 30 inscritos, a maioria ligada à administração pública municipal, com destaque para o aluno e Prefeito de Jacinto Machado, Antônio João de Fáveri. “Nós, prefeitos, ficamos sossegados quando temos funcionários capacitados para a função do dia-a-dia. Incentivo os servidores a buscarem capacitação e, analisando a possibilidade de adquirir conhecimento sem sair da região e o alto nível da especialização, tive desejo de reciclar meus conhecimentos e persisti até o fim”, comemora Fáveri.
“Um dos grandes desafios da gestão municipal é estruturar uma equipe de servidores que estejam preparados e motivados para prestar serviço público de qualidade à população. Muitas vezes, para suprir problemas com o funcionalismo, criam-se novos cargos na gestão, ao invés de promover a capacitação profissional dos servidores que estão há tempos na administração, alternativa que, se adotada, valoriza o funcionário de carreira, motivando-o a desempenhar suas atribuições públicas com qualidade e eficiência”, enfatiza o Presidente da Amesc, Mariano Mazzuco Neto.
Uma das diretrizes da Amesc durante os seus mais de 30 anos de história é trabalhar para a valorização do funcionalismo, efetivando oportunidades de capacitar o servidor por intermédio de programas continuados, com a realização de cursos, palestras, workshops, seminários e oficinas que promovam discussões e aprendizagens referentes a técnicas, auto-estima e cidadania. A seleção dos cursos oferecidos procura ir ao encontro das demandas apresentadas pelas diversas secretarias das 15 Prefeituras associadas, buscando contemplar as prioridades.