O I Encontro Regional de Educação Infantil reuniu na tarde desta terça-feira (21), no auditório da Unisul em Araranguá, os secretários municipais de educação, os responsáveis pela educação infantil na secretaria de educação, assessores pedagógicos e jurídicos, coordenadores dos centros de educação infantil, assim como os conselheiros municipais de educação, que foram recebidos pelo Prefeito de Araranguá e Presidente da Amesc, Mariano Mazzuco Neto.
Promovido pela Amesc, por intermédio do departamento de Educação coordenado pela Assistente Social, Daiane de Carvalho Teixeira, a iniciativa visava discutir as legislações vigentes referentes à educação infantil e seus impactos. “A necessidade surgiu mediante as dificuldades diárias encontradas pelos secretários municipais de educação. Com isso, reunimos a classe e convidamos um especialista para discorrer sobre os principais assuntos que fazem parte da realidade desses profissionais”, enfatiza Daiane.
Para a secretária de Educação de Sombrio, Cristina de Souza de Lucca, coordenadora do Colegiado dos Secretários de Educação da Amesc, o encontro serviu para reciclar conhecimentos, atualizando os responsáveis pela Educação nos 15 municípios do extremo sul catarinense quanto as leis em vigor, a fim de oferecer uma educação de qualidade, trabalhando com o pequeno para não ter que criar programas a fim de coibir um mau comportamento no futuro.
A palestrante do encontro, a assessora de educação, Letícia Maria Vieira, formada em Direito e Legislação Educacional, que trabalha com mais de quatro mil crianças de zero a três anos na cidade de Criciúma, alertou para o fato de que a creche não é somente um lugar para a criança ficar enquanto as mães trabalham fora. É na creche que inicia todo o processo de formação.
“É na creche que devemos estimular a independência e a responsabilidade nas crianças. Estimular o entusiasmo e o interesse pela aprendizagem. Tornar agradável as horas em que elas passam na escola. Formar hábitos de ordem, limpeza e autodisciplina. O que a criança aprende na primeira infância jamais esquece”, disse Letícia.
Confira os anexos do material apresentado no Encontro