Agosto inicia reunindo os servidores das prefeituras de Santa Catarina, responsáveis pela Secretaria de Cultura em Fraiburgo, dias 01 e 02. O extremo sul estará representado por uma comitiva formada por Maracajá, Sombrio e Praia Grande, liderada pela Coordenadora de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da Amesc, Cristiane Tonetto Biléssimo.
O I Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura proporcionará a integração das regiões, além de promover o debate das políticas públicas do setor cultural, ampliando o diálogo entre o Ministério da Cultura (Minc) e as entidades municipais e estadual, com o objetivo de fortalecer as ações de programas já existentes e iniciar futuras parcerias.
O evento foi criado a partir de encontros realizados nos colegiados regionais pela Fecam, Fundação Catarinense de Cultura e apoio das Associações de Municípios, quando discutiram o Sistema Nacional de Cultura-SNC e sua implementação nos municípios.
A partir das discussões, os colegiados regionais de cultura decidiram se unir em um movimento organizado criando o Conselho dos Gestores Municipais de Cultura -CONGESC, visando intercâmbio e apoio uns aos outros, nas atividades de cultura de todo o Estado. Naquele momento, paralela a criação do CONGESC, surgia o I Fórum de Gestores Cultura de Santa Catarina.
“O fórum busca a participação dos gestores municipais na discussão de políticas públicas para a melhoria na área cultural em Santa Catarina. Diante das mudanças do cenário mundial surgem desafios para tornar a área da cultura um novo mercado potencial para o município e seus cidadãos. Isso pode ser visto em ações com impacto no estimulo à produção cultural, à inclusão social e à geração de renda. A cultura pode mudar a realidade de um município ou de toda uma região”, lembra Cristiane.