A coordenadora de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da Amesc, Cristiane Biléssimo e o gerente de turismo, cultura e esporte da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Everaldo Coelho Caetano, lideraram uma comitiva do Sul que participou na última quarta-feira (10), no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), do seminário “Promoção Internacional do Turismo do Brasil”, realizado pela Embratur.
A região também foi representada pelos gestores de Turismo dos municípios de Balneário Gaivota, Ermo, Timbé do Sul, Sombrio, Maracajá, Jacinto Machado. O encontro apresentou de que maneira o Brasil trabalhará na promoção da copa 2014, lembrando que a Região do Extremo-Sul é próxima a Porto Alegre. “Acreditamos que receberemos muitos turistas principalmente pelo projeto Parques do Ministério do Turismo, que fomentará o turismo na Região, por estarmos localizados próximo a uma das sedes da Copa”, disse a coordenadora de Turismo da Amesc.
O gerente Regional de Turismo lembrou ainda que os gestores também puderam esclarecer dúvidas referentes ao repasse de convênios, prestação de contas, através dos projetos que são cadastrados no Sinconv pelo Ministério do Turismo e pela Embratur.
O objetivo das palestras ministradas no Seminário, que vêm sendo apresentadas em todos os Estados brasileiros e Distrito Federal, era sensibilizar os governos locais e as instituições privadas sobre a importância das parcerias para a conquista de melhores resultados.
CADASTUR
Em uma reunião do colegiado de turismo, a Amesc apresentou o Cadastur, onde cada gestor tem a tarefa de mobilizar e conscientizar os meios de hospedagem, restaurantes, cafeterias, bares e similares, campings, guias e operadoras de turismo estabelecidos em cada município, a realizarem o cadastramento, pois ele é referência para que o turista possa identificar quem atua legalmente, sendo também uma ferramenta para a gestão e o desenvolvimento dos negócios, com apoio do Ministério do Turismo.
O primeiro município a fazer sua lição de casa foi Praia Grande, município indutor da região, onde a Prefeitura Municipal de Praia Grande, através da Secretaria de Turismo, realizou no mês de julho o cadastro das empresas e profissionais do segmento turístico em parceria com a equipe do CADASTUR de Santa Catarina.
Conforme a Diretora de Turismo Joice Aguiar de Praia Grande, o município está com 70% de suas empresas cadastradas. Esse trabalho de conscientização dos empresários e profissionais do setor será contínuo no município.