O Gerente Executivo da Amesc, Jobson Martinho, esteve reunido com representantes municipalistas e com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, em Brasília na terça-feira (23). A pauta incluiu assuntos jurídicos, administrativos e de gestão, a qual foi discutida junto dos presidentes de entidades estaduais e regionais, vice-presidentes e secretários de todo o País.
O crescimento do movimento municipalista nos últimos anos foi ressaltado, no sentido de vir despertando a atenção dos poderes, da imprensa e da população em geral. “Temos crescido e conquistado respeitabilidade e isso acarreta visibilidade ao movimento e também responsabilidade de atuação integrada”, afirma Ziulkoski.
“O nosso objetivo é de orientar em relação às regras, os procedimentos e as ações das entidades que compõem o movimento, respeitando as peculiaridades de cada uma delas e a realidade de cada região”, destaca o presidente. Neste sentido, ele mencionou a necessidade de estarem integrados para evitar problemas e atuarem junto aos Municípios.
Segundo Jobson Martinho, representante do extremo Sul naquela oportunidade, além de questões internas das entidades, foram tratados assuntos extremamente importantes para os municípios, tais quais, emenda constitucional 29, derrubada do veto dos royalties do petróleo, ativos da iluminação pública, piso salarial dos professores e agentes comunitários, regime de previdência social dos servidores públicos, dentre outros.
Nos dias 13 e 14 de setembro será realizada uma mobilização municipalista nacional em Brasília, onde serão cobrados compromissos assumidos pelo Governo Federal e Congresso Nacional durante a XIV Marcha em Defesa do Municipalismo que aconteceu em maio do corrente ano. “Atendendo o apelo do Presidente da CNM, estaremos motivando as autoridades locais para participarem da mobilização, que com certeza será fundamental para a derrubada do veto dos royalties do petróleo”, enfatiza Martinho.
http://www.cnm.org.br/mobilizacao/