A reunião itinerante da Amesc de setembro foi realizada na quinta-feira, dia 22, no município de Timbé do Sul, quando o prefeito anfitrião, Eclair Alves Coelho, recebeu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, primeiras-damas e os deputados estaduais, Manoel Mota e José Milton Scheffer.
De acordo com o presidente da Amesc, Mariano Mazzuco Neto – prefeito de Araranguá, a proposta da pauta foi trabalhada com cuidado, na busca permanente por sanar os anseios da comunidade no momento atual, como exemplo, o calendário escolar 2011.
O assunto foi tratado pela gerente regional de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Celina Holbold da Rosa e o integrador de ensino fundamental da SDR, Juarez Biff. O objetivo é garantir que os alunos da rede pública não venham ter o ano letivo prejudicado em virtude da greve dos professores.
Devido o período de chuvas que assolou muitas cidades de Santa Catarina, a Amesc convidou para o encontro o diretor de respostas aos desastres da Defesa Civil Catarinense, Major BM Aldo Baptista Neto, que discorreu sobre fenômenos naturais, adversidades e mudanças climáticas, ações preventivas, obtenção e gestão de recursos financeiros destinados à minimização dos danos.
“Os cientistas afirmam que daqui para frente viveremos os extremos. Quando for calor, será muito calor. Quando for frio, muito frio. Os ineditismos ocorrerão com mais freqüência e cada vez mais próximos uns dos outros. O papel do gestor municipal é investir na prevenção, que se faz enquanto tem sol e na preparação, com treinamento para que na tragédia se possa executar o planejado”, enfatiza o Major.
O representante da Defesa Civil evidenciou ainda que as chuvas tendem a aumentar, assim como os períodos de seca. “Viveremos os extremos de tudo e lembramos que as maiores enxurradas acontecem no verão, nossa próxima estação”, referindo-se que já entramos na primavera, nesta sexta-feira, 23 de setembro.