Em ação coordenada pela Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) e Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá foi realizada na tarde de quinta-feira (1°/12) na Casa do Turista em Cambará do Sul, uma reunião para apresentação e discussão do relatório final com a proposta de ‘Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul’.
O encontro contou com a participação do Prefeito de Cambará do Sul/RS, Aurélio Alves de Lima; de Praia Grande, Valcir Darós; de Santa Rosa do Sul, Geci Casagrande; e de Timbé do Sul, Eclair Alves Coelho, além de Secretários de Turismo dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense e Rio Grande do Sul inseridos na proposta; o chefe da Unidade de Conservação dos Parques Nacionais Aparados da Serra e da Serra Geral, Deonir Zimmermann; a coordenadora de Turismo e Meio Ambiente da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense), Cristiane Tonetto Biléssimo; a coordenadora do Projeto na SDR Araranguá, Sung Chen Lyn, entre outras autoridades locais e Regionais.
A apresentação da proposta foi feita pelos geólogos do CPRM – Serviço Geológico do Brasil, Raquel Barros Binotto e Michel Marques Godóy, que dentre outros aspectos, falaram sobre os 20 geossítios/ geomonumentos inventariados na Unidade, indicando a relevância e o interesse de cada um. Eles ainda apontaram quais os próximos passos que devem ser seguidos com vistas à organização turística da Região, para que a Região possa almejar a chancela da UNESCO, passando a integrar a Rede Mundial de Geoparques.
O secretário Regional de Araranguá, Heriberto Schmidt, ressaltou que o processo foi iniciado há alguns anos, com o objetivo de desenvolver o Turismo Regional e alcançar projeção nacional e internacional. “A caminhada é longa. São várias pessoas que vem acreditando neste projeto, que trará inúmeros benefícios do ponto de vista Regional. Tivemos recentemente a visita do especialista em Geoparques, espanhol Joan Poch, que ficou encantado com nossas belezas naturais, e achou surpreendente a união de dois estados em um projeto como este”, disse.
Para o Prefeito anfitrião do encontro, Aurélio Alves de Lima, é uma satisfação fazer parte de um projeto como o Geoparque. “É um projeto com visão de futuro, que nos permitirá mostrar o que temos de melhor ao mundo inteiro”, concluiu.
Assessoria de Imprensa – SDR Araranguá